Faesc pede flexibilidade em normas trabalhistas rurais
A flexibilização de algumas normas trabalhistas rurais foi o tema da audiência que o assessor jurídico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), Clemerson Pedrozo, manteve nesta semana, na sede da Superintendência do Ministério do Trabalho e Emprego de Santa Catarina, em Florianópolis, com o ministro Manoel Dias e sua equipe.
O assessor jurídico da Faesc expôs ao Ministro as dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais quanto ao cumprimento integral de algumas normas trabalhistas, dentre as quais a NR 31, que trata de questões referentes à saúde e segurança no trabalho rural.
A entidade entregou ao Ministro uma série de sugestões de alteração da legislação, encaminhadas por diversos Sindicatos de Produtores Rurais filiados à FAESC. O objetivo é adequar o atual ordenamento jurídico à realidade do meio rural, sem no entanto suprimir direitos e garantias dos trabalhadores rurais.
O Ministro foi receptivo às considerações da FAESC e informou que submeterá ao corpo técnico do Ministério as sugestões apresentadas para que as sejam analisadas.
Clemerson Pedrozo mostrou que o excesso e a incoerência de algumas normas trabalhistas criam embaraços àqueles que produzem os alimentos que o Brasil consome.
Observou que as reclamações de que o setor rural concentra problemas na área de relações de trabalho são, em grande parte, infundadas e baseadas em dados desprovidos de comprovação técnica. O advogado mencionou a análise da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) a qual apurou que 45% dos autos de infração lavrados não respeitam a legislação específica, exigindo dos empregadores rurais o cumprimento de normas que só valem no meio urbano.
Também participaram do encontro os deputados estaduais Marcos Vieira e Aldo Schneider, além do presidente do Sindicato Rural de Alfredo Vagner (Pedro Menezes) e o secretário do Sindicato Rural de Ituporanga.
0 comentário

Taxas portuárias propostas pelos EUA para navios construídos pela China começam a sufocar as exportações de carvão e agricultura

Índia detém centenas de agricultores enquanto a polícia destrói locais de protesto

Arroba do boi sobe em SP depois de longo período de estabilidade; Milho na B3 realiza lucros, mas cereal segue com demanda forte no Brasil

Cecafé recebe governador Romeu Zema para reunião em sua sede

FAEA participa de encontro sobre ações preventivas para o setor rural em face de cheias e estiagens

Dólar à vista fecha em baixa de 0,47%, a R$5,6486 na venda