Seguro agrícola cresce forte mas tem gargalos, como o mapeamento de dados
O segmento de seguro agrícola cresceu 62,2% em 2013, de acordo com números da Superintendência de Seguros Privados (Susep) até novembro do ano passado. Ou seja, mesmo sem contabilizar o resultado de dezembro, representa quase o dobro da expansão média, de 36,6%, observada nos últimos 10 anos. A expectativa é de manutenção da tendência, mas há entraves importantes a serem vencidos: agricultores reclamam produtos e preços que atendam suas necessidades e maior subvenção por parte do governo; seguradoras carecem de uma sólida base de dados de produção e produtividade, por regiões, para desenvolverem produtos adequados.
Enquanto essa equação não fecha, a expansão galopante do setor deriva da modernização da gestão regionalizada de grandes produtores, do aumento da safra e, principalmente, da baixa penetração dos seguros agrícolas no setor: no Brasil, o percentual de área segurada sobre área plantada é de apenas 8,8%, contra 82,3% nos Estados Unidos.
Leia a notícia na íntegra no site do Brasil Econômico.
0 comentário

Investir para imigrar: Estratégias de proteção e expansão patrimonial

Brasil e Chile assinam acordo bilateral que amplia oportunidades comerciais no mercado latino-americano

BASF traz lançamento de novas tecnologias para a cana-de-açúcar na Agrishow 2025, focando aprimoramento de manejos e mais produtividade

Jornada BASF Nunhems - Episódio 3

Anec reduz previsão para exportação de soja do Brasil, mas vê alta anual em abril

Colheita finalizada: Frísia orienta produtores sobre os próximos passos no campo