Seguro agrícola cresce forte mas tem gargalos, como o mapeamento de dados

Publicado em 28/04/2014 08:31
Expansão acima de 60% em 2013 está atrelada a aumento da safra e baixa penetração

O segmento de seguro agrícola cresceu 62,2% em 2013, de acordo com números da Superintendência de Seguros Privados (Susep) até novembro do ano passado. Ou seja, mesmo sem contabilizar o resultado de dezembro, representa quase o dobro da expansão média, de 36,6%, observada nos últimos 10 anos. A expectativa é de manutenção da tendência, mas há entraves importantes a serem vencidos: agricultores reclamam produtos e preços que atendam suas necessidades e maior subvenção por parte do governo; seguradoras carecem de uma sólida base de dados de produção e produtividade, por regiões, para desenvolverem produtos adequados.

Enquanto essa equação não fecha, a expansão galopante do setor deriva da modernização da gestão regionalizada de grandes produtores, do aumento da safra e, principalmente, da baixa penetração dos seguros agrícolas no setor: no Brasil, o percentual de área segurada sobre área plantada é de apenas 8,8%, contra 82,3% nos Estados Unidos.

Leia a notícia na íntegra no site do Brasil Econômico.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Brasil Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário