Na FOLHA: Agronegócio apoia Marina só com novo programa
Um dos pontos em que há discordância é sobre a elevação do índice de produtividade das propriedades rurais
por FERNANDO RODRIGUES, da FOLHA DE S. PAULO de BRASÍLIA
O coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas, Roberto Rodrigues, diz ainda haver desconfiança a respeito de Marina Silva. Para que a candidata a presidente pelo PSB dissipe dúvidas, terá de "reescrever" parte do seu programa até o fim da campanha.
Rodrigues foi ministro da Agricultura de 2003 a 2006, durante o primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. Em entrevista à Folha e ao UOL, aponta dois aspectos principais que considera necessários para Marina conquistar o apoio mais amplo do setor de agronegócio.
Primeiro, esclarecer que a meta de "desmatamento zero" no programa de governo do PSB se refere a "desmatamento ilegal zero". Para ele, zerar o desmatamento é "um pouco utópico". Acredita que seja necessário "abrir algum cerrado" no Brasil para garantir o suprimento de alimentos no futuro.
Segundo, que o índice de produtividade de propriedades rurais (usado em casos de desapropriações) sirva para premiar quem consegue bons resultados, e não punir os que ficam para trás.
Rodrigues diz ter expressado essas condições a Beto Albuquerque, vice na chapa de Marina Silva. "Ele concorda que o tema [desmatamento] deve ser trabalhado na linha da legalidade (...) [Sobre o índice de produtividade], foi mais enfático: disse que houve uma má interpretação. Falou que o objetivo é dar prêmios aos mais produtivos, em vez de castigo aos menos. O índice de produtividade será um bônus, não um ônus ao produtor".
Seria "ótimo" se Marina vocalizasse essas propostas, mas insuficiente para convencer o setor, diz Rodrigues. Para ele, "tem que reescrever o programa".
No primeiro turno da eleição presidencial, Roberto Rodrigues afirma que votará em Aécio Neves (PSDB). No segundo turno, se a disputa ficar entre Marina e Dilma Rousseff (PT), não revela sua preferência. Dá a entender que ele e muitos empresários do agronegócio vão aguardar mais compromissos de ambas as candidatas.
Diz que Dilma "não é" campeã de popularidade do setor. E que a petista e Marina Silva "têm que olhar para o setor com especificidades". Acha que a candidata do PSB parece ter demonstrado "uma disposição ao diálogo muito maior que no passado. (...) As pessoas aprendem mais, isso é possível, todo mundo vai para a frente". Mas ressalta: "É importante que a candidata [Marina] diga de maneira clara o que ele [Beto Albuquerque] está dizendo".
Com mais de 50 anos de atuação no agronegócio, Roberto Rodrigues defende fundir os ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento, da Pesca e do Meio Ambiente em apenas um: o Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca.
1 comentário

Cacau se recupera após dados de demanda melhores do que o esperado

Para especialista, Plano Safra deve conseguir atender em torno de 30% da demanda

Fávaro destaca liderança do Brasil em segurança alimentar e sustentabilidade durante reunião do BRICS em Brasília

Prêmio Mulheres do Agro anuncia abertura de inscrições para oitava edição

Brasil tem oportunidade de se tornar maior exportador de alimentos do mundo após tarifas de Trump

Para aproveitar as novas oportunidades que surgem será necessário aumentar a produtividade
Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC
Falou a vaca sagrada em nome dos produtores novamente. Apoia Marina Silva desde que ela pronuncie duas promessas bem singelas. Hoje mesmo vi Marina Silva na TV defendendo Lula, disse que è uma ótima relação, fiquei admirado com a fala da missionária da floresta, afirmando que Lula è um sujeito que presta. Mensalão? Nada. Petrolão? Nada. O sujeito è gente boa. E hà quem acredite na nova política Marineira. Quem afirmou que se eleito irà criar um super ministério para os agricultores e pecuaristas foi Aècio Neves, quem afirmou que vai descentralizar a gestão dos portos públicos para diminuir o custo dos portos mais caros do mundo foi Aècio Neves, quem falou que vai acabar com o bolsa empresário foi Aècio Neves, e por ai vai... Aècio Neves è o candidato que tem as melhores e mais alinhadas propostas com aquilo que pensa a maioria dos produtores brasileiros, e as lideranças apóiam Marina Silva? Em nome de quem falam e quem representam de fato?