Paraquat: liberado no Brasil e proibido na China, maior produtor mundial

Publicado em 19/07/2016 07:37

Apesar de ter sido desenvolvido no Reino Unido, desde 2007 o uso do paraquat não é permitido no continente europeu. A China, maior produtor mundial do princípio ativo, vetou a comercialização do herbicida partir de 1º de julho de 2015. Quem tinha o produto em estoque pode aplicar nas lavouras até 1º de julho de 2016, data em que foi vetado.

— Por que o país que criou e o maior vendedor proibiram? — questiona Nilton Kasctin dos Santos, promotor de Justiça em Catuípe, no noroeste do Estado, e que é atuante no tema.

Robson Barizon, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, diz que as realidades da agricultura no Brasil e nos demais países são diferentes, por isso as posições são opostas.

— Fazemos plantio direto, por isso é necessário o uso de herbicidas para eliminar a vegetação existente no solo. No plantio convencional não é utilizado, pois é feito o processo de aração, preparo do solo — reforça Aldo Merotto, professor de Agronomia da UFRGS.

A posição é contestada por Alda Maria de Oliveira Corrêa, engenheira química da Fepam. Ela lembra que o Nível Aceitável de Exposição para o Operador (NAEO) do herbicida é de 0,5 micrograma por quilo ao dia.

— Mesmo com uso do equipamento de proteção individual, quem trabalha com paraquat está exposto a índices superiores. Há estudos sobre o assunto e que embasaram as decisões europeia e chinesa — afirma Alda.

Outra polêmica se refere à contaminação do meio ambiente e das culturas. O coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual, Daniel Martini, considera que o defensivo pode deixar resíduos nos alimentos.

— A persistência do paraquat no solo é grande. Metade do produto só vai degradar depois de um ano e se o solo ficar sem uso — reforça Alda.

Sistema irá monitorar comércio no RS

O que há dois anos era um projeto, começou a se tornar realidade em maio de 2016. Com o objetivo de obter informações e fiscalizar o uso e a comercialização de agrotóxicos no Rio Grande do Sul, a Secretaria Estadual da Agricultura criou o Sistema Integrado de Gestão de Agrotóxicos (Sig@). O projeto foi desenvolvido em parceria com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul (Crea-RS) e o Ministério Público Estadual.

Leia a notícia na íntegra no site Zero Hora.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Zero Hora

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário