Plantações em mais de 100 cidades são afetadas pela seca no país

Publicado em 19/10/2016 10:11
Cerca de 300 mil propriedades no Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe foram afetadas

Mais de 100 municípios do semiárido estão há pelo menos dois meses com déficit hídrico e tiveram o risco agroclimático classificado como alto e muito alto.

Isso significa que o solo perdeu mais umidade para a atmosfera do que recebeu água em um período de 60 dias, segundo análise do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Os dados estão no Relatório da Situação Atual de Seca no Semiárido Brasileiro e Impactos, divulgado nessa segunda-feira (17).

Em setembro, 159 municípios tiveram pelo menos 50% de suas áreas afetadas pela seca, prejudicando quase 300 mil propriedades rurais. Como a estação chuvosa na região terminou em julho, o impacto da falta de chuvas nas plantações era esperado.

“As áreas impactadas pela seca somam cerca de cinco milhões de hectares”, afirma a coordenadora de Relações Institucionais do Cemaden, Regina Alvalá. Ela lembra que, em algumas regiões, o calendário de plantio se estendeu até o mês passado. “Como o ciclo produtivo das lavouras está em curso, esse déficit hídrico causa impacto na área agrícola.”

Leia a notícia na íntegra no site Gazeta do Povo

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Gazeta do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário