Produção de cacau no Brasil cai 34% por seca

Publicado em 08/02/2017 06:24

A Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC) divulgou na última segunda-feira (6/2) que a produção de cacau no Brasil em 2016 atingiu 152 mil toneladas. A redução foi de 77 mil toneladas (34%) em relação a 2015, quando a safra chegou a 209 mil toneladas. O resultado foi o pior dos últimos quatro anos. A associação atribui a queda à crise hídrica que atingiu principalmente as lavouras da Bahia, já que o Estado nordestino é o maior produtor do fruto no país. Outro agravante para a situação foi a seca no Pará.

De acordo com a AIPC, a quantidade obtida ano passado não foi o suficiente para abastecer a indústria  ̶  cuja capacidade é de 275 mil toneladas  ̶  e por isso foi necessário aumentar as importações de cacau para que o setor não sofresse com demissões e fechamento de empresas. Além disso, a associação diz que “sem a medida, o setor teria comprometido seus contratos de exportação com a geração de divisas que o Brasil necessita”.

Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Revista Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário