No Paraguai, principais produtos da agricultura familiar sofrem drástica diminuição

Publicado em 10/02/2017 09:08

Os principais produtos da agricultura familiar no Paraguai (gergelim, algodão e cana de açúcar) tiveram uma drástica diminuição nos últimos 10 anos, segundo um comunicado da União de Grêmios da Produção (UGP).

A UGP apontou que, há quase uma década, havia no país uma superfície de 100.000 hectares de gergelim, 80.000 hectares de algodão e 140.000 hectares de cana de açúcar. Com o desânimo desses segmentos, na última safra os números foram de 10.000 hectares de gergelim, 2.500 hectares de algodão e 60.000 hectares de cana de açúcar.

Alfredo Molinas, ex-ministro de Agricultura e Pecuária e assessor da UGP, disse que a agricultura familiar atravessa uma situação comprometedora porque não há mais renda e também uma grande debilidade por parte do Ministério do país.

Molinas explicou também que, hoje em dia, os pequenos produtores têm falências como a falta de apoio técnico, na questão de sementes e créditos públicos ou privados.

Ele também aponta que, assim como está hoje, a agricultura familiar não se torna atrativa para os filhos dos produtores. Logo, destaca a necessidade de encontrar políticas para impulsionar a renda e ter a produção de alimentos como uma forma de ganhar de ganhar dinheiro e progredir.

"Hoje em dia, os produtores que dependem da agricultura familiar têm de vir aos centros de consumo. Antigamente, as pessoas iam comprar diretamente no campo, mas hoje isso está desaparecendo praticamente", constatou.

Tradução: Izadora Pimenta

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
La Nación

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário