Alemã Helm quer dobrar vendas de insumos agrícolas no Brasil até 2020

Publicado em 17/03/2017 15:02

LOGO REUTERS 3.0

SÃO PAULO (Reuters) - A alemã Helm, de produtos químicos, fertilizantes e defensivos agrícolas, pretende praticamente dobrar sua participação e faturamento no mercado brasileiro, para alcançar vendas de 1 bilhão de reais no país até 2020, ante cerca de 450 milhões de reais no ano passado, disseram à Reuters executivos da companhia nesta sexta-feira.

A empresa, que no país tem os insumos voltados principalmente para os mercados de soja e milho, que respondem por 70 por cento do negócio, tem projeção de faturar cerca de 550 milhões no Brasil em 2017.

"O Brasil tem um potencial enorme... de onde vai vir o próximo salto de produção agrícola global? É do Brasil", disse o líder global da Helm, Stephan Schanebel, proprietário de 40 por cento da companhia.

Ele comentou que o Brasil é um país chave para o futuro da empresa e da agricultura global, devido ao enorme potencial ainda existente para a produção agrícola em comparação com o restante do mundo.

A companhia também prevê investir 8 milhões de reais em pesquisa e desenvolvimento no país neste ano, com a realização de cerca de 250 testes necessários para a busca de registros antes do início da produção de novos produtos.

Segundo o presidente da Helm no Brasil, Thomas Britze, cerca de metade do faturamento previsto para 2020 deverá vir de novos produtos a serem lançados nos próximos anos.

O mais recente lançamento é o fungicida Previnil, que demorou seis anos para ser colocado no mercado, devido à exigência de aprovação pelo Ministério do Meio Ambiente, Anvisa e Ibama.

"É complexo registrar produtos no Brasil, mas o ministro Blairo Maggi (da Agricultura) está comprometido em acelerar isso", comentou.

Já Schanebel comentou ainda que a Helm, uma empresa familiar desde os anos 70, tem observado atentamente os movimentos de consolidação da indústria global de defensivos agrícolas, como a recente fusão da Bayer com a Monsanto e a compra da Syngenta pela ChemChina.

Mas ressaltou que a Helm "não está à venda" e seguirá comprometida com uma estratégia de crescimento sustentável.

"Uma das razões dessas fusões é que você tem uma situação em que o mercado não está crescendo, globalmente ele está encolhendo. Então a pressão por performance e por novos lucros para os acionistas está aumentando...", comentou.

(Por Luciano Costa)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário