Mais de 500 produtos argentinos poderão entrar nos EUA com taxa zero

Publicado em 26/12/2017 08:31 102 exibições

O Ministério da Agroindústria da Argentina informou que o governo dos Estados Unidos voltou a incluir o país dentro de seu Sistema Generalizado de Preferências (SGP), o que significa que mais de 500 produtos, principalmente os de economias regionais, poderão entrar nesse mercado com taxa zero.

O representante comercial dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, anunciou que o presidente Donald Trump assinou a medida após dois anos de intensas negociações e cinco anos e meio após a Argentina deixar de estar entre os integrantes desse sistema.

Até maio de 2012, 538 posições de produtos agrícolas argentinos estiveram dentro do SGP. Contudo, os Estados Unidos haviam considerado que o país sul-americano não tinha atuado de boa fé nos casos envolvendo as empresas Azurix e Blue Ridge Investment, que cancelaram contratos em meio à crise argentina de 2001.

Neste momento, os principais produtos eram vinhos, artigos de confeitaria sem cacau, conservas de carne, azeite de oliva, queijos, amendoins e morango.

Em 2011, a Argentina exportou US$4,7 bilhões para os Estados Unidos, dos quais 11,6% estavam dentro desse regime. Isso significa que, durante os quase seis anos fora do acordo, foi perdido um benefício potencial de US$400 milhões por ano.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte:
Agrovoz

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário