Mais de 500 produtos argentinos poderão entrar nos EUA com taxa zero
O Ministério da Agroindústria da Argentina informou que o governo dos Estados Unidos voltou a incluir o país dentro de seu Sistema Generalizado de Preferências (SGP), o que significa que mais de 500 produtos, principalmente os de economias regionais, poderão entrar nesse mercado com taxa zero.
O representante comercial dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, anunciou que o presidente Donald Trump assinou a medida após dois anos de intensas negociações e cinco anos e meio após a Argentina deixar de estar entre os integrantes desse sistema.
Até maio de 2012, 538 posições de produtos agrícolas argentinos estiveram dentro do SGP. Contudo, os Estados Unidos haviam considerado que o país sul-americano não tinha atuado de boa fé nos casos envolvendo as empresas Azurix e Blue Ridge Investment, que cancelaram contratos em meio à crise argentina de 2001.
Neste momento, os principais produtos eram vinhos, artigos de confeitaria sem cacau, conservas de carne, azeite de oliva, queijos, amendoins e morango.
Em 2011, a Argentina exportou US$4,7 bilhões para os Estados Unidos, dos quais 11,6% estavam dentro desse regime. Isso significa que, durante os quase seis anos fora do acordo, foi perdido um benefício potencial de US$400 milhões por ano.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Da Holanda a Holambra: uma vida dedicada às flores
Japão propõe gastos orçamentários recordes enquanto contém novas dívidas
Índice de Xangai sobe pela oitava sessão, mais longa sequência de ganhos desde abril
EUA afirmam ter atacado militantes do Estado Islâmico no noroeste da Nigéria
Banco Mercantil propõe aumento de capital e dividendos após regularização de dívida com a União
Agronegócio brasileiro perde Paulo Garollo, o "papa do milho", nesta 4ª feira (24)