Resumo: Taxas sobre aço e alumínio, aumento do PIB brasileiro e recuo do dólar

Publicado em 06/12/2019 17:11

LOGO nalogo

A comissão mista da Medida Provisória (MP) 897/2019 aprovou o seu relatório. A MP estabelece uma série de medidas ligadas ao crédito e financiamento de dívidas de produtores rurais. O projeto de lei de conversão apresentado pelo deputado Pedro Lupion (DEM-PR) ainda será votado nos Plenários da Câmara e do Senado, o que deverá ocorrer somente após o recesso parlamentar de final de ano. O prazo de vigência da medida, já prorrogado, expira em 10 de março de 2020.

>> Comissão mista aprova relatório da MP do Agro

Os preços dos alimentos no mundo subiram fortemente em novembro, impulsionados por grandes saltos nas cotações de carnes e óleos vegetais, apesar de valores ligeiramente mais baixos dos cereais, informou a agência de alimentos das Nações Unidas nesta quinta-feira.

>> Preços de alimentos no mundo sobem com impulso de carnes e óleos vegetais, diz FAO

O quarto trimestre começou com alta da produção industrial em outubro sobre o mês anterior, no terceiro mês seguido de ganhos e no melhor resultado para o mês em sete anos.

>> Indústria inicia 4º tri com melhor resultado em sete anos para outubro

O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, cresceu 0,6% no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o trimestre anterior.

>> PIB cresce 0,6% no terceiro trimestre, revela IBGE

O volume embarcado de carne bovina in natura foi de 155,6 mil toneladas no mês de novembro, conforme divulgou a Secretaria de Comércio Exterior (SECEX). O ritmo exportado teve uma retração de 8,74% frente ao mês de outubro que exportou 170,5 mil toneladas.

>> Com a redução de compras da China, ritmo exportado de carne bovina teve um recuo de 8,74% em novembro

Resultados preliminares para o mês de novembro das exportações brasileiras mostram que, apesar do resultado do frango ter sido superior, as progressões de aumento das exportações têm sido protagonizadas pela carne suína. Em novembro, comparando com outubro deste ano, enquanto o faturamento com a carne suína foi 46% maior, a de frango foi 6% superior no período.

>> Nas exportações em novembro, carne suína tem faturamento 46% maior em comparação a outubro; frango foi 6% superior

O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços divulgou, por meio da Secretaria de Comércio Exterior, seu relatório semanal que aponta as exportações acumuladas de diversos produtos agrícolas até o final do mês de novembro. 

>> Exportações brasileiras de milho fecham novembro com alta de 17,6% com relação ao ano passado

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou em sua conta no Twitter que vai restaurar as tarifas do aço e alumínio brasileiros e argentinos. A medida é uma reação americana a desvalorização das moedas locais desses dois países. 

>> EUA vão restabelecer tarifa sobre aço e alumínio comprados do Brasil

O crescimento da indústria brasileira engrenou em novembro e mostrou aceleração diante da demanda forte, com a produção em alta e o sentimento em relação aos negócios atingindo máxima de sete meses, de acordo com a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) divulgada nesta segunda-feira.

>> Crescimento da indústria do Brasil acelera em novembro com demanda mais forte, diz PMI

Veja as entrevistas que foram destaques nesta semana:

Chuva do último final de semana ajudou o desenvolvimento do café em Muzambinho/MG

Previsão de alta no barril de petróleo e Renovabio entrando em vigor darão boa competitividade ao etanol, analisa Rabobank

MAHINDRA é a única marca de tratores que cresceu no Brasil em 2019

Entramos numa área controlada da Intacta 2 Xtend e vimos a soja da safra 21/22

Grupo Bom Jesus já trabalha para produzir área comercial de algodão com 600@ por hectare daqui a 2 ou 3 anos

China diminui ritmo de compra da carne bovina e reduz em 15% valor ofertado por tonelada do produto brasileiro, diz frigorífico

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Ericson Cunha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário