Resumo: Coronavírus faz China parar e mercados reagem negativamente

Publicado em 31/01/2020 17:00

LOGO nalogo

Foi informado o primeiro caso de transmissão de humano a humano do coronavírus nos Estados Unidos, pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças. O caso refere-se a um casal em que a mulher viajou para a China, voltou, foi diagonosticada e transmitiu o vírus para seu marido. Os dois estão sendo monitorados e a confirmação se deu em Illinois.

>> OMS declara surto do coronavírus como caso de emergência internacional de saúde pública

O produtor brasileiro de algodão está atento, mas se mantém positivo em relação aos fatos que dominam o noticiário internacional nos últimos 15 dias, e têm como foco a China. Para a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), ainda é cedo para arriscar um prognóstico acerca dos efeitos, no mercado de algodão, do fim da guerra comercial entre Estados Unidos e China e também da epidemia de coronavírus. Este último derrubou, por três dias seguidos, os preços da commodity na semana passada. Em 2019, o Brasil alcançou a segunda posição no ranking mundial de países exportadores, e a China foi o destino de 34% do total de algodão nacional embarcado.

>> Trade deal e coronavírus na pauta dos cotonicultores brasileiros

O Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso suspeito de coronavírus no país e elevou o nível de atenção para Alerta de Perigo Iminente para a presença do vírus no país. De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, uma estudante de 22 anos que esteve na China está internada, em Belo Horizonte, em observação. 

>> Ministro confirma primeiro caso suspeito de coronavírus no país

A disseminação do coronavírus na China também está contaminando o desempenho dos mercados agrícolas, na análise do Commerzbank. Segundo o banco, há temores de que a demanda por produtos agrícolas possa ser afetada se muitos chineses evitarem espaços públicos e reduzirem suas compras, visitas a restaurantes e festividades.

>> Avanço do coronavírus na China eleva receio com demanda por agrícolas, diz banco

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) informou que 7.888.768 suínos já foram eliminados em países asiáticos por causa da contaminação com a peste suína africana. O número representa um aumento de 59.501 animais em relação ao levantamento anterior da organização, de 9 de janeiro. 

>> FAO eleva para 7,888 milhões número de animais eliminados por peste suína na Ásia

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) trouxe seu novo reporte de embarques semanais com números dentro do esperado para a soja e milho e os do trigo, abaixo das expectativas. 

>> USDA: Embarques semanais de soja dos EUA vêm forte, mas dentro das expectativas

Confira as entrevistas exclusivas que foram destaque esta semana:

Epidemia de ferrugem pode colocar em risco a principal commodity brasileira, por Ricardo Arioli

 

Adubação a lanço não ajuda na produtividade da soja e desperdiça o fósforo

 

Modelos começam a indicar possível atuação do La Niña e milho safrinha pode sentir os impactos

 

Mercado do café também sente impacto do Coronavírus e setor aguarda por mais notícias

 

Mercado financeiro analisa risco de uma desaceleração da economia chinesa com o Coronavírus e ativos com maior risco despencam

 

Mercado de suínos em alerta para possíveis impactos do coronavírus

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Ericson Cunha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário