Resumo: USDA apresenta perspectivas da safra 20/21 dos EUA; impactos do coronavírus continuam

Publicado em 21/02/2020 17:00

LOGO nalogo

No segundo dia do Agricultural Outlook Forum do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), a instituição trouxe suas principais estimativas para a nova safra de grãos do país com números bem maiores as produções de soja e milho, depois das quebras consideráveis da temporada 2019/20 em função de severos problemas com o clima. As projeções para os estoques finais, porém, chamam a atenção em ambas as culturas. 

>> Outlook Forum: USDA estima menores estoques de soja em 4 safras para os EUA em 2020/21

Área de Plantio, preços médios, exportações e China foram alguns dos principais assuntos debatidos durante o primeiro dia do Agricultural Outlook Forum do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). 

>> USDA: 1º dia de Outlook Forum traz projeções de áreas e exportações maiores dos EUA na safra 2020/21

O USDA Outlook Forum 2020 trouxe seus primeiros números com as expectativas para as áreas de plantio dos EUA. Para a soja, a estimativa veio em 34,4 milhões de hectares, contra 30,80 milhões da safra 2019/20 e dentro das expectativas do mercado de 33,59 a 35,40 milhões. O aumento para a oleaginosa é expressivo - de 11,69% -  reflete uma retomada dos produtores depois da severidade do clima na safra  2019/20, que deixou muitas áreas sem plantar no Corn Belt, como aconteceu também com o milho. 

>> USDA estima aumento na área de soja nos EUA na safra 2020/21; mais de 34 mi de ha

A sessão de julgamentos do Supremo Tribunal Federal (STF) foi encerrada e, com isso, está confirmado o adiamento do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que questiona benefícios tributários concedidos a defensivos agrícolas. Mais cedo, o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, já tinha adiantado que a Corte deveria adiar por falta de tempo na sessão.

>> STF adia julgamento de ação que questiona benefícios tributários a defensivos agrícolas

Autoridades sanitárias chinesas informam que mais 136 pessoas infectadas pelo novo coronavírus, principalmente na província de Hubei, elevando o número total de mortes no país para 2.004.

>> Mortes por novo coronavírus passam de 2 mil na China

O Plenário da Câmara dos Deputados concluiu a votação da Medida Provisória 897/19 (MP do Agro), que prevê várias mudanças relacionadas ao crédito rural, como um fundo de garantia para empréstimos, linhas de subvenção para construção de armazéns de cereais e aperfeiçoamento de regras de títulos rurais. A matéria será enviada ao Senado.

>> Câmara conclui votação de destaques da MP do agro; texto vai ao Senado

A região que produz o melhor trigo do País e um dos melhores do mundo em qualidade para panificação, o Cerrado do Brasil Central tem potencial para aumentar em vinte vezes sua área de produção. Segundo dados da Embrapa, em 2019, foram plantados cerca de 100 mil hectares com trigo sequeiro na região e há mais de dois milhões de hectares passíveis de serem cultivados com o grão nessa região.

>> Produção de trigo no Cerrado do Brasil Central tem potencial para crescer 20 vezes

O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços divulgou, por meio da Secretaria de Comércio Exterior, seu relatório semanal que aponta as exportações acumuladas de diversos produtos agrícolas até o final da segunda semana de fevereiro.

>> Exportações brasileiras de milho em fevereiro estão 67,9% menores do que mesmo mês de 2019

O acordo comercial entre China e Estados Unidos já vem prejudicando o mercado de exportação de frango brasileiro, tendo desvalorizado o produto em cerca de 15% no mercado internacional desde novembro, segundo o presidente da Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel), Dilvo Grolli. Segundo ele, a desvalorização foi compensada, em parte, pela alta do dólar. Desde o dia 15 de fevereiro o acordo comercial entre os dois países passou a vigorar, e a China retirou o embargo para poder importar o frango americano. 

>> Acordo comercial China x EUA derrubou em 15% o preço do frango brasileiro exportado

 

Gen. Heleno fala que o Congresso está chantageando o presidente, mas a mídia quer calar o mensageiro

 

Com soluções rápidas para diferentes demandas, Basf alcança 98% de satisfação em seu Canal de interação junto aos clientes

 

Brasil deve vender 15% menos soja para China. Chicago se recupera a partir do 2º trimestre, diz Rabobank

 

Trigo: relação estoque/consumo no mundo está em 22% (sem contabilizar China), índice abaixo do considerado seguro

 

Programa de cafés especiais da Cooxupé paga no mínimo 15% a mais por um lote diferenciado e valor sobe com a pontuação recebida

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Ericson Cunha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário