Agricultura do RS cria sistema para cadastro de cultivos sensíveis a herbicidas hormonais
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), dando continuidade às ações de prevenção à deriva do 2,4-D, está disponibilizando a consulta pública das propriedades rurais com cultivos sensíveis a este herbicida hormonal. Essa ferramenta permitirá a autodeclaração dos produtores de uva, citros, noz-pecã, maçã, erva-mate, tomate, oliva e hortaliças.
A declaração tem que conter a espécie vegetal, a área cultivada, o início do plantio, o início da colheita e a produção, devendo ser atualizada anualmente. "Essa consulta pública também permitirá que as revendas de agrotóxicos e os profissionais da área consultem o cadastro para saber se há propriedade de risco na região onde está sendo recomendado o uso do herbicida hormonal", explica o secretário Covatti Filho.
A disponibilização desta ferramenta faz parte da Instrução Normativa Seapdr 08/2019, publicada em 28 de agosto do ano passado, e que estabelece o regramento do cadastro das propriedades agrícolas e dos produtores que tem cultivos sensíveis, ou seja, aqueles que apresentam sintomas de fitotoxidade quando expostos aos agrotóxicos do grupo das auxinas sintéticas.
A consulta pública pode ser acessada neste link. Tutoriais auxiliam a realizar o cadastro dos cultivos sensíveis, assim como proceder à consulta pública destas culturas.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli