Assistência técnica é tema de live com diretor-geral do Senar e ministra da Agricultura

Publicado em 13/07/2020 14:35

O diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, foi o convidado da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em uma transmissão ao vivo, pelo Instagram, no sábado (11).

O tema do encontro foi a importância da assistência técnica para gerar renda e transformar a vida dos produtores rurais brasileiros. Apesar do crescimento do setor nos últimos anos, dados do censo agropecuário de 2017, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontaram que menos de 20% dos estabelecimentos receberam o serviço.

“Queremos levar assistência técnica para todo Brasil, principalmente para os pequenos e médios produtores. Sabemos que o Senar oferece assistência de qualidade e que realmente consegue mudar a vida de quem quer aprender a produzir, colher e comercializar”, disse ela.

Daniel Carrara destacou que o tema é uma das prioridades do Sistema CNA/Senar atualmente. Segundo ele, a metodologia de Assistência Técnica e Gerecial (ATeG) do Senar funciona como uma “consultoria”, focada na transferência de tecnologia e na gestão da propriedade para gerar renda aos produtores.

“Mudamos o conceito da assistência técnica no Brasil. Hoje, significa transferência de tecnologia. Não precisa ser a mais avançada, mas a tecnologia mais adequada para que o produtor consiga ganhar dinheiro”, disse.

Na ATeG, técnicos especializados atendem grupos de produtores dentro de uma mesma cadeia produtiva. É realizado um diagnóstico e traçado um plano de negócios para cada propriedade. Conforme Carrara, a metodologia já atendeu quase 100 mil produtores no Brasil e alcançou resultados importantes desde que foi criada, há cinco anos.

AgroNordeste - A parceria mais recente entre o Senar e o Ministério da Agricultura é no Programa AgroNordeste, que tem entre os seus objetivos a ampliação da ATeG nos estados da região e no norte de Minas Gerais.

Tereza Cristina disse que está “entusiasmada” com a iniciativa e que acredita no potencial do Nordeste, mas reforçou a necessidade de assistência técnica para o desenvolvimento de cadeias produtivas como a fruticultura, a ovinocaprinocultura e a floricultura.

“A assistência técnica precisa chegar a esses produtores. Por isso é importante termos o Senar como parceiro do Mapa, pois é uma instituição que já realiza diversos programas na região”.

O diretor-geral do Senar ressalta que o Programa vai desenvolver polos de desenvolvimento em cadeias específicas para que as populações tenham renda e valor agregado. A meta inicial é atender 25 mil produtores com ATeG, mas, conforme ele, o número de pessoas beneficiadas indiretamente chegará a 500 mil.

“Vamos fazer uma concentração de esforços de várias instituições. Não é só transferência de tecnologia, teremos ações de logística, de mercado e de colocação de renda para que esse produtor consiga ficar lá e ter rentabilidade. Será um impacto bem significativo”.

Outra parceria de sucesso entre o Senar e o Ministério da Agricultura citada no encontro foi o Programa Mapa Leite. A iniciativa beneficiou 3.300 produtores de leite em cinco estados - Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – com ações de ATeG.

A conversa também abordou temas como o aumento do uso de novas ferramentas, o crescimento da educação a distância e o atendimento virtual da ATeG em tempos de pandemia. Os dois destacaram a necessidade de adaptação ao momento e o papel fundamental que os jovens terão na gestão das propriedades daqui para frente.

“Estamos em um momento de união. Essa conversa traz ânimo e mostra que não estamos parados. O Covid veio, atrapalhou a vida de todo mundo, mas estamos nos reinventando”, declarou Tereza Cristina.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário