CNA debate perspectivas para o agro em evento do Banco do Nordeste

Publicado em 24/07/2020 12:33

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou do painel “Perspectivas para o Agronegócio”, dentro do XXVI Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento 2020, na quinta (23). A edição deste ano teve como tema “Cenários e tendências pós-pandemia na região”.

O evento online contou com a participação do superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi; do diretor da Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura e pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho; e do superintendente de Negócios de Varejo e Agronegócio do Banco do Nordeste, Luiz Sérgio Farias Machado.

Bruno Lucchi destacou a importância do setor aproveitar o momento de incertezas para avaliar onde pode melhorar a sua competitividade. Mesmo com indicadores econômicos negativos no País, o agro deverá aumentar a sua participação no PIB, teve crescimento no valor bruto da produção e nas exportações e apresentou saldo positivo na geração de empregos.

O superintendente técnico da CNA ressaltou cinco pontos que precisam ser trabalhados para o setor continuar crescendo e se preparar para os desafios futuros. São eles: mudança do padrão de consumo e preferência do consumidor, agro mais digital e multicanal, aceleração do processo de revolução digital no campo, formação e especialização de produtores e trabalhadores rurais e modernização da política agrícola.

“O nosso agro é muito competitivo, só que ele não é imune a crises. Temos que aproveitar esse momento crítico para tirar as coisas boas que essa crise está trazendo. Aqui estão alguns insights que precisam estar na agenda política do Governo Federal e dos governos estaduais, bem como das entidades representativas dos produtores e da academia”, disse Bruno Lucchi.

Inovação - O papel da inovação para a expansão do agropecuário brasileiro foi destacado por José Eustáquio Filho. Para ele, o crescimento do setor está baseado em ciência e tecnologia, o que gerou um excedente produtivo e com isso três “macrodesafios” também: concentração produtiva, interiorização da produção e escala produtiva e distorção dos preços.

“Os resultados que a gente vê na pandemia são frutos de um investimento que foi feito ao longo de várias décadas. Mesmo em um país como o Brasil é perfeitamente possível realizar desenvolvimento tecnológico dentro de um setor agropecuário e ter relações de trocas favoráveis com o resto do mundo”, afirmou.

O superintendente de Negócios de Varejo e Agronegócio do Banco do Nordeste, Luiz Sérgio Farias Machado, reforçou a pujança do agro brasileiro e a sua capacidade de continuar crescendo mesmo em meio a uma crise. Segundo Machado, para que o agronegócio nordestino seja potencializado é preciso, entre outros fatores, aumentar a produtividade e introduzir inovações tecnológicas.

“Hoje, 69% dos estabelecimentos respondem por apenas 4% do valor bruto da produção. Temos trabalhado com esse segmento, geralmente os mini e pequenos produtores familiares. Somente com tecnologia, capacitação e assistência técnica eles serão capazes de dar um salto no valor bruto da produção”, declarou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário