CNA debate ações para o produtor rural atuar na gestão de águas

Publicado em 07/08/2020 12:26

A Comissão Nacional de Irrigação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu na quinta (06) para tratar de uma análise comparativa (benchmarking) entre as agências de água no Brasil e no exterior, principalmente sobre a questão de tarifação da Europa, onde parte do uso da água utilizada na agricultura irrigada é subsidiada pelos países do continente.

A ideia é elencar e propor ações para o sistema integrado de gestão dos recursos hídricos junto às agências brasileiras de água. “Se formos comparar o Brasil com a Europa, é necessário levar em consideração que o produtor rural brasileiro destina 20% da sua área para conservação, mas não recebe pagamento por serviço ambiental”, comentou o presidente da Comissão, Eduardo Veras.

A assessora técnica da Comissão, Vanessa Prezotto Silveira, explicou que a intenção do benchmarking é saber como essas agências trabalham com relação à segurança hídrica, engajamento das entidades, metodologia de cobrança, projetos operacionais e eficiência organizacional para o "cliente" da agropecuária, por exemplo.

“Identificamos algumas agências na Austrália, Canadá e Estados Unidos e os próximos passos serão selecionar as medidas de desempenho dessas agências e entrar em contato para obter oportunidades de melhoria; e não só no exterior, no Brasil também temos excelentes exemplos de gestão”.

Outro tema tratado na reunião foi a Reforma Tributária e os impactos para o setor agropecuário, em apresentação feita pelo coordenador do Núcleo de Assuntos Econômicos da CNA, Renato Conchon. Segundo ele, as Propostas de Emenda Constitucional (PEC) n٥ 45, da Câmara, e a PEC nº 110, do Senado, trazem impactos para o setor agropecuário brasileiro.

“Além do aumento nos custos de produção, a reforma tributária exigirá mais capital de custeio, pressionando o Plano Agrícola e Pecuário divulgado anualmente. Nós da CNA estamos trabalhando para que a proposta que for aprovada não aumente a carga tributária do setor e traga segurança jurídica para o produtor” disse.

A reunião foi promovida por videoconferência com as Federações de Agricultura e Pecuária dos estados, entidades e associações de irrigantes. O presidente da Federação da Agricultura do Estado do Espírito Santo (Faes), Júlio da Silva Rocha Júnior, também participou do debate.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário