Agroconsult/Pessôa: temos 55 milhões de hectares para expandir a agricultura, entre Cerrado e pasto

Publicado em 04/09/2020 09:01 e atualizado em 05/09/2020 07:14

LOGO estadao

A cultura da soja deve se expandir 5 milhões de hectares nos próximos dez anos no Centro-Oeste brasileiro, no bioma Cerrado, informou o sócio-diretor da Agroconsult, André Pessôa, em webinar promovido na noite de ontem pelo Insper Agro Global com o tema "A agricultura brasileira e a disponibilidade de terras". Segundo Pessôa, trata-se de cerca de 10% da área ainda apta para expansão na região, entre Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.

Sobre a ocupação de terra no Centro-Oeste, ele comentou que há 138 milhões de hectares de floresta/pantanal (ainda não antropizada); 16 milhões de hectares de Cerrado também preservado; 48 milhões de hectares de pasto e apenas 21 milhões de hectares de agricultura/silvicultura. Assim, no Cerrado, as áreas aptas para expansão da agricultura somam 55 milhões de hectares (entre o Cerrado não desmatado e áreas de pastagem).

No Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), Pessôa citou que ainda há 95 milhões de hectares na região, sendo 49 milhões de hectares de Caatinga e Mata Atlântica; 32 milhões de hectares de Cerrado não antropizado e a agricultura ocupa apenas 5 milhões de hectares e a pastagem, 9 milhões de hectares na região. Ele disse que, apesar dessa imensa disponibilidade de terras agricultáveis no Matopiba, a soja deve se expandir, nos próximos dez anos em apenas 2 milhões de hectares, ou 10,5% da área própria para expansão, e principalmente no bioma Cerrado. "Temos 19 milhões de hectares no Matopiba, entre Cerrado e pasto, para a agricultura se expandir e temos de oferecer alternativa socioeconômica para essa região."

Pessôa acrescentou que a ocupação deve ser pequena em área, embora a produção deva aumentar, porque o País tem usado mais intensivamente a terra. "Temos poupado muita terra e muita expansão de terra via desmatamento porque usamos melhor a terra", afirmou, lembrando que, na safra 2019/20, 42% da área plantada no Brasil já recebe uma segunda ou terceira safra ao longo do ano.

No Centro-Oeste, por exemplo, 61% da área semeada recebe três culturas por ano, entre milho safrinha, algodão safrinha, soja e outras; no Sul, esse índice é de 31% da área cultivada; no Sudeste, 40%, e, no Matopiba, 16%. "Sem falar em outra atividade importante, que vem crescendo muito no País, a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), em suas variantes, que já ocupa 15 milhões de hectares no Brasil. "No Rally da Safra, que promovemos anualmente, notamos no mais recente que um a cada dez produtores no Cerrado e no Paraná já tinham utilizado alguma técnica de integração, com gramínea em consórcio com milho."

Ele disse que toda essa intensificação, porém, começa a trazer mais complexidade às operações agropecuárias e ele demonstrou preocupação quanto à capacidade de o Brasil atender a essa intensificação com mão de obra qualificada. "A tecnologia de fazer duas, três safras, o ganho de escala, tudo tocado por um mesmo produtor, traz uma complexidade do ponto de vista tecnológico e de capital e gestão, além do fluxo financeiro", disse. "Automaticamente, se reduz a quantidade de gente capaz de fazer tudo isso." E completou: "Ou seja, mesmo que o País tenha uma boa área de expansão agrícola, me preocupa se teremos operadores capazes de tocar esse modelo novo."

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Cassiano aozane Vila nova do sul - RS

    Buenas, te garanto que se não tem, aparece...., basta não atrapalhar..., oportunidade dos pequenos sem escala em regiões supervalorizadas negociar e aumentar a escala em regiões ainda baratas..., até os jovens se animam a enfrentar uma colonização, já que canudo não garante nada.

    0