Dr. Rattan Lal é o eleito do World Food Prize 2020 por seu trabalho focado na saúde dos solos

Publicado em 15/10/2020 13:46

LOGO nalogo

A edição de 2020 do World Food Prize premiou, nesta quinta-feira (15), o Dr. Rattan Lal. Nascido na Índia e cidadão dos EUA, o pesquisador é um cientista do solo e foi agraciado com uma das mais importantes honras do setor por sua pesquisa centrada nas particularidades do solo para aumentar a produção, a produtividade, restaurar e conservar os recursos naturais, além de mitigar os efeitos das mudanças climáticas. 

"Ao longo de sua carreira de mais de cinco décadas e quatro continentes, Dr. Lal promoveu técnicas inovadoras de preservação do solo, beneficiando a subsistência de mais de 500 milhões de pequenos agricultores, melhorando a segurança alimentar e nutricional de mais de dois bilhões de pessoas e salvando centenas de milhões de hectares de ecossistemas tropicais naturais", afirma a instituição.

Dr. Rattan Lal - World Food Prize 2020

O pesquisador é reconhecido por sua intensiva e centrada pesquisa para aprimoramento da saúde do solo, transformando técnicas como as culturas de cobertura, plantio direto e agroflorestas. Assim, é considerado um dos maiores cientistas de solos do mundo. Hoje, um de seus principais estudos se dá sobre como a saúde dos solos contribui para o maior sequestro de carbono, favorecendo ainda mais o meio ambiente. 

"Essa abordagem centrada no solo é baseada na premissa de que a saúde do solo, plantas, animais, pessoas e do ambiente é única e indivisível", afirma o Dr. Lal. 

 

The World Food Prize

O World Food Prize nasceu em 1970, pelas mãos do Dr. Norman E. Borlaug, vencedor do Nobel da Paz por sua vida dedicada a trabalhos e práticas que fossem pontes para o fim da fome no mundo, por meio da união de pesquisa, tecnologia e líderes políticos em todo o globo para garantir o avanço da produção de alimentos e o acesso a comida por cada vez mais pessoas. 

Não por acaso, o World Food Prize é hoje considerado como o Nobel da alimentação e agricultura. Em 2006, o vencedor foi o brasileiro e orgulho do agronegócio, Dr. Alysson Paolinelli pela intensa e profunda transformação do Cerrado. 

E nesta semana, centenas de líderes estão virtualmente reunidos focados nos debates para soluções para que os sistemas produtivos sejam otimizados e cada vez mais sustentáveis, para que as cadeias produtivas possam alcançar resultados ainda mais expressivos e, principalmente, para que haja comida para todos. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário