Laboratório do IMA renova selo de Controle de Qualidade
O Laboratório de Análise Vegetal (LAVE) do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) está autorizado a usar selos de Controle de Qualidade em 2009. A autorização é resultado da aprovação, com conceito A, no Programa Interlaboratorial de Análise de Tecido Vegetal.
A renovação da autorização para utilização dos selos é anual, realizada caso haja interesse do laboratório e aprovação no Programa. Atualmente, mais de 100 laboratórios do país participam do processo. O LAVE é integrante desde 2002 e vêm sempre alcançando bons resultados.
O Programa, de participação voluntária, é coordenado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/SP). A avaliação do laboratório do IMA aconteceu entre 2007 e 2008, baseada em amostras controle de folhas de citros. Em dezembro o LAVE recebeu o Certificado de Controle de Qualidade Interlaboratorial, concedido pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, o que confirma a aprovação no Programa.
O Certificado autoriza a utilização dos selos de Controle de Qualidade durante este ano. Os selos, emitidos pelo Departamento de Ciências dos Solos da ESALQ, só podem ser utilizados pelos laboratórios aprovados no Programa e são aplicados nos resultados de análises realizadas pelo LAVE, como certificação de qualidade.
LAVE
O Laboratório de Análise Vegetal é uma das nove unidades que compõe o Laboratório de Química Agropecuária do IMA. No LAVE são analisados componentes de plantas como arroz, cana-de-açúcar, citros, feijão, gramíneas, milho e soja, para verificação do estado nutricional. De acordo com os resultados os técnicos do laboratório indicam a necessidade ou não de correções de adubação.
Localizado
em Contagem, em prédio anexo à administração da Ceasa Minas, o LAVE presta
atendimento ao público. O interessado em utilizar os serviços deve consultar o
site do IMA, www.ima.mg.gov.br, para obter informações
detalhadas sobre coleta, envio de material e outros procedimentos.
Fonte: IMA
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli