Produção de óleo de palma da Malásia em 2025 deve superar 20 mi t pela primeira vez

Publicado em 12/11/2025 08:50 e atualizado em 12/11/2025 10:17

Logotipo Reuters

 

Por Rajendra Jadhav e Ashley Tang

MUMBAI/KUALA LUMPUR (Reuters) - A produção de óleo de palma bruto da Malásia em 2025 deve ultrapassar 20 milhões de toneladas pela primeira vez, apoiada por um clima favorável, melhor oferta de mão de obra e novas plantações de maior rendimento, disseram autoridades do comércio e da indústria à Reuters.

A produção recorde significa que o segundo maior produtor mundial de óleo tropical provavelmente terminará o ano com estoques mais altos do que o esperado, pesando sobre os futuros de referência da Malásia.

A produção deste ano deve crescer 3,4% frente à do ano passado, de 19,34 milhões de toneladas, e superar o recorde anterior de 19,96 milhões de toneladas estabelecido em 2015, de acordo com estimativas de uma dúzia de autoridades do setor e do comércio.

A expectativa é de que a produção em novembro diminua em relação aos níveis recordes de outubro, com uma nova queda esperada para dezembro. Mas os níveis devem permanecer acima dos do ano passado, disse Anilkumar Bagani, chefe de pesquisa da Sunvin Group, corretora de óleo vegetal com sede em Mumbai.

"Mesmo com uma queda em novembro e dezembro, a produção total ainda deve ultrapassar 20 milhões de toneladas", disse ele.

Em outubro, a produção aumentou 11,02% em relação ao mês anterior, para 2,04 milhões de toneladas, o maior valor desde agosto de 2015, de acordo com o Conselho de Óleo de Palma da Malásia (MPOB).

CLIMA FAVORÁVEL, PALMEIRAS MAIS JOVENS

O recente aumento na produção decorre, em grande parte, do clima favorável, que favoreceu o melhor desenvolvimento e colheita dos frutos, bem como o replantio de palmeiras mais jovens que estão produzindo mais cachos de frutas frescas, disse o diretor geral do MPOB, Ahmad Parveez Ghulam Kadir.

Um aumento gradual de colheitadeiras e coletores de frutas, após a aprovação de cotas especiais de mão de obra, também ajudou as propriedades a otimizar as operações e reduzir as perdas de safra, disse Kadir.

A MPOB manteve sua estimativa para a produção de óleo de palma em 19,5 milhões de toneladas em 2025.

(Reportagem de Rajendra Jadhav e Ashley Tang)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário