Mobilização do setor arrozeiro foi sucesso no primeiro dia

Publicado em 21/06/2011 08:29
O presidente da Federarroz, Renato Rocha, considerou um sucesso o primeiro dia de mobilização com lideranças políticas e setoriais do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira em Porto Alegre. O encontro promovido pela Federarroz teve apoio da presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde, da equipe de trabalho do deputado estadual Frederico Antunes, da Fetag, da Farsul e do Movimento Te Mexe Arrozeiro.

O objetivo de reunir mais de 100 políticos, entre prefeitos, vices, presidentes das Câmaras de vereadores, vereadores, deputados estaduais e federais para debater a crise de comercialização do arroz foi alcançado. Entre as boas notícias, o dirigente arrozeiro destaca a informação do Coordenador da Bancada Gaúcha no Congresso Nacional, deputado federal Paulo Pimenta, de que o governador Tarso Genro se reunirá nesta quarta-feira com a presidente Dilma Rouseff e as demandas da cadeia produtiva do arroz estão entre as prioridades da pauta. O setor espera a agilização do atendimento das reivindicações, principalmente relacionada a prorrogação dos vencimentos financiamentos agrícolas até 31/10 e solução para o endividamento, reforço de mecanismo que alcance prêmio direto ao produtor, fomento as exportações e escoamento das doações humanitárias.

Nesta segunda-feira, os dirigentes arrozeiros obtiveram o apoio da bancada gaúcha na Câmara Federal e no Senado, além dos deputados estaduais e prefeitos da região arrozeira. Mais de 100 pessoas foram recebidas no gabinete do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Adão Villaverde, que assumiu o firme compromisso de reforçar a importância das medidas ao Governador e a presidente Dilma.

A Federarroz também visitou vários diretórios estaduais de partidos, e manteve encontros com parlamentares que não puderam estar na reunião da manhã, entre eles o deputado federal Henrique Fontana. Outro contato importante foi mantido com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Marco Maia (PT-RS), que após ouvir os pleitos se comprometeu em falar com colegas e diretamente com o Ministro da Agricultura Wagner Rossi. Já o governador Tarso Genro, acompanhado dos secretários estaduais Luiz Fernando Mainardi e Afonso Motta, o presidente do IRGA, recebeu em seu gabinete mais de 40 pessoas, entre diretores da Federarroz, Farsul, Fetag e vários prefeitos e vice-prefeitos e produtores, e após ouvir pacientemente a todos durante uma hora e meia, manifestou o apoio a mobilização e ressaltou que a pressão é fundamental no processo. Se comprometeu em levar a presidente Dilma uma pauta de curto, médio e longo prazo para combater a crise da orizicultura. Dos pleitos estaduais, pela primeira vez o Governador levantou a possibilidade de reduzir o ICMS do arroz, desde que houvesse compensação em outro produto. “O resultado do primeiro dia de trabalho foi extremamente positivo, pois houve um considerável aumento da base política a favor da Lavoura Arrozeira e dos produtores, esse apoio político é fundamental neste momento de decisões governamentais importantes, afirma Renato Rocha. A mobilização do setor continua nesta terça-feira (21/06), onde os trabalhos começam às 10h30min. com apresentação dos pleitos aos deputados estaduais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Federarroz

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário