Reduzir dependência externa é prioridade do setor de fertilizantes
“A necessidade de crescimento da produção mundial de alimentos resulta em um papel crucial para os fertilizantes e temos que nos preparar para atender a esta demanda mundial por produtos brasileiros. Precisamos diminuir nossa dependência externa e este Congresso é a melhor oportunidade de buscarmos soluções”, avalia. Lovatelli destacou ainda o momento de euforia do agronegócio nacional, combinando safra recorde e preços elevados na temporada 2010/11. “Mas temos problemas que devem ser enfrentados. Problemas de logística, de infraestrutura, de política tributária. Precisamos faze correção de rumos para que o setor não estanque. Vamos produzir, mas não teremos como entregar o produto”.
O diretor do Departamento de Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Benedito da Silva Ferreira, destacou o caráter estratégico da produção nacional de fertilizantes. “Não podemos dependentes. Aumentar a produção é uma questão de segurança nacional. Mas já há empresas aumentando seus investimentos na área”, ressaltou.
O representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), José Tadeu de Faria, admite que o setor de fertilizantes ainda é um gargalo. “A autossuficiência ainda está distante, mas estamos trabalhando para diminuir este dependência externa. Estamos aptos não só a fomentar como a fiscalizar o setor”, garantiu.
A secretária de Agricultura de São Paulo, Mônika Bergamaschi, destacou a importância da pesquisa como forma de garantir a competitividade do agronegócio nacional. “Precisamos produzir mais e com sustentabilidade. Fazer bem feito e mostrar que sabemos fazer”, completou. Já o presidente da Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA), Mario Alves Barbosa Neto, defendeu o aumento na produção do setor como forma de atender a demanda mundial e fez questão de ressaltar a grande presença de público no evento, ratificando a importância do setor. “Contávamos com 200 vagas e estamos recebendo 800 participantes”, concluiu.
0 comentário
Grão Direto anuncia nova solução de IA para negociações de grãos via WhatsApp em evento sobre inteligência artificial no agronegócio
STF libera combate às chamas do teto de gastos do governo
Abertura de mercados no Canadá para exportação de feno e fibra de coco do Brasil
Confusão entre inventário de gases de efeito estufa e projeto de crédito de carbono ainda é gargalo para produtores aderirem optarem pelos créditos
Demanda da Índia por óleo vegetal deve crescer apesar do aumento de taxas de importação
Exportações do agronegócio somam mais de US$ 14 bi em agosto