Índios são suspeitos de atear fogo em fazendas para caçar emas em MT

Publicado em 10/08/2011 19:40
Produtores registraram queixa por conta do incêndio em três fazendas.
Pelo menos 11 índios são suspeitos de atear fogo em três fazendas no município de Campos de Júlio, a 692 km de Cuiabá, para caçar emas que, nesta época do ano, aproveitam para se alimentar da sobra da segunda safra de milho. Os indígenas, que são suspeitos de queimar aproximadamente 25 hectares de terra na região, seriam da etnia Nhambiquara, natural de Comodoro, que fica a 80 km das áreas atingidas.

A denúncia partiu do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Campos de Júlio, Ademir Rostirolla, que vai apresentar nesta quarta-feira (10), na capital Cuiabá, ofícios pedindo providências ao secretário de Segurança Pública do estado, Diógenes Curado, e ao presidente da Assembleia Legislativa (AL-MT), deputado José Riva.

O administrador da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Cuiabá, que é responsável pelos índios de Comodoro, Benedito Cesar Garcia Araujo, recebeu com estranheza a informação de que os índios nhambiquaras teriam colocado fogo nas propriedades rurais. Para ele, os nhambiquaras não têm como costume caçar animais utilizando fogo para entocar as caças.

No entanto, Ademir Rostirolla, que representa os produtores, disse que os índios confirmaram que eram de Comodoro. Ele conta que até a propriedade dele também seria alvo da ação dos índios, mas seus funcionários conseguiram conter o fogo a tempo. “Para conter o focos de incêndio nas propriedades, paramos a produção e começamos a fazer um mutirão, usando caminhões da prefeitura e das fazendas. Estou muito indignado. Estamos vivendo em uma região de grande vulnerabilidade em relação aos índios”, relatou o presidente do Sindicato Rural.

Ocorrência
Um boletim de ocorrência registrado pelos produtores rurais revela que durante a tarde do último dia 5 de agosto, os índios nhambiquaras chegaram à cidade em uma caminhonete F4000. À polícia, eles negaram que eram os responsáveis pelas queimadas, mas confirmaram que estavam na região para caçar emas.

“Esta guarnição da PM se deslocou até o local dos fatos. Em rondas nas imediações das propriedades afetadas, conseguimos abordar o veículo suspeito que estava ocupado por aproximadamente 11 índios, entre eles alguns faziam uso de cigarros, porém negaram ter provocado os incêndios, alegando que circulavam pelo local para caçar emas para um evento festivo”, diz trecho do boletim da polícia militar.

Ainda conforme o relato policial, os índios estavam armados. Os dois PMs que atenderam a ocorrência narram que foi possível avistar armas de fogo do tipo espingarda e, na carroceria do veículo, várias emas abatidas. No entanto, os policiais disseram que não puderam autuar os índios. "Devido à hostilidade que apresentavam, superioridade numérica, e sem nenhum meio de comunicação para solicitar reforço, não foi possível realizar a prisão dos mesmos”. A Polícia Civil de Comodoro deve apurar o caso.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
G1 (Globo)

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário