Em Chicago, mercado de grãos volta a registrar forte volatilidade
Na sessão diurna, as soja vem ampliando seus ganhos. Por volta das 12h17 (horário de Brasília), o vencimento agosto já operava com mais de 10 pontos de alta, puxando o avanço dos demais contratos.
Já o milho, por outro lado, segue no terreno negativo. Ontem, os preços do cereal bateram em seu limite de alta na CBOT com a compra de fundos e hoje, portanto, já registram um movimento de realização de lucros. Às 12h18 (horário de Brasília), os principais vencimentos do milho perdiam pouco mais de 2 pontos de baixa.
De acordo com o analista de mercado Carlos Cogo, as cotações nesse momento não estão ligadas aos fundamentos, mas sim refletindo as incertezas que ainda assombram o mercado financeiro.
Ainda segundo o analista, os preços tendem a se estabilizar nos próximos dias em um movimento de realização de lucros, para equilibrar as perdas que ocorreram nos últimos dias devido às desconfianças na economia mundial.
O milho, que fechou o pregão noturno no vermelho nesta sexta, também deve acompanhar o bom momento. A expectativa para os próximos dias é que o grão busque patamares elevados.
Segundo o operador de mesa da Terra Futuros, Flávio Oliveira, a perspectiva a longo prazo é de que os preços se mantenham altos. "Com a informação da queda da produtividade e da área plantada de soja no último relatório do USDA os preços devem se manter firmes no mercado externo e como consequência no mercado interno até o final do ano. Alguma mudança deve ocorrer no início de 2012 com a safra verão", afirma.
“Como os preços ficaram baixos por muito tempo a tendência agora é de um movimento inverso. As commodities vão se basear somente nos fundamentos dos próprios mercados, se orientando pela relação estoque X consumo”, garante Cogo.
0 comentário
Presidente da CNA diz que prever cenários e tendências é crucial para garantir sustentabilidade e rentabilidade
BB lança novo Boletim Agro com análises detalhadas para o setor
Recuperação judicial no agro em 2024: como a inteligência analítica prevê e mitiga riscos no segmento
Controle do Congresso está em disputa em eleição acirrada nos EUA
Conexão Campo Cidade aborda fala de vencedor do Nobel da Paz sobre recompensa aos produtores rurais por meio de créditos de carbono
Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Arroz, Exportação, Árabes, Argentina e Inovações