Projeto Referência capacita produtores de Rondônia

Publicado em 08/09/2011 17:28
A Aprosoja ampliou as atividades do Projeto Referência para além do estado de Mato Grosso.  Nesta quinta (08), produtores rurais da cidade de Vilhena (RO) e região receberam orientações sobre o que é o projeto e como funciona.  O ‘Referência’ tem como objetivo principal orientar o sojicultor na leitura e gestão de indicadores nas propriedades, visando controle de custos e rentabilidade das atividades agrícolas.
 
O treinamento em Vilhena incluiu a apresentação e capacitação dos agricultores com relação ao software do projeto, que permite a realização de simulações e análises comparativas de toda a movimentação administrativa da fazenda.
 
O ‘Referência’ está no seu quarto ano de atividade e monitora um total de 205.514 hectares, distribuídos em 92 propriedades. No início do projeto, na safra 2007/08, eram apenas 39 propriedades.
 
“Conseguimos implantar com sucesso a prática de transformar informações e dados brutos em conhecimento estratégico. Agora estamos levando para as demais associações de soja do país esta importante ferramenta de gestão”, destaca o presidente da Aprosoja, Glauber Silveira.
 
O projeto cataloga indicadores que são analisados de forma individual e, posteriormente, são comparados. A ideia principal é traçar um raio X das propriedades no Estado, criando uma plataforma de práticas passíveis de serem analisadas referentes à sojicultura e a outras atividades desenvolvidas na fazenda.
 
O Projeto Referência tem como importante aliado o Instituto de Desenvolvimento de Gestão Empresarial no Agronegócio (IGEAgro), que fornece assessoria técnica e desenvolve as tecnologias de apoio. A Aprosoja possui uma equipe que atua diretamente com o sojicultor nas regiões produtoras e é responsável pela disseminação e orientação constante aos participantes.
 
Além de Rondônia, os produtores do Mato Grosso do Sul também já manifestaram interesse de conhecer e implantar o ‘Referência’. A meta para a próxima safra é alcançar 150 produtores e chegar a um total de 500 mil hectares acompanhados.
 
 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Aprosoja

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário