Colheita de batata garante renda a agricultores em São Paulo

Publicado em 26/09/2011 08:11

A colheita da batata garante emprego para 1,5 mil pessoas em Vargem Grande do Sul, em São Paulo. Oitenta por cento dos trabalhadores são contratados por um grupo de 120 produtores, que se reuniram e fizeram uma espécie de consórcio.

A experiência começou em 2003 e vem sendo aprimorada a cada safra. A Associação dos Bataticultores faz a intermediação entre as partes e o pagamento é semanal. As despesas com folha de pagamento e encargos são divididas e cada produtor paga o valor proporcional ao número de colhedores que utiliza.

Com a iniciativa, os produtores conseguiram regularizar as relações de trabalho e diminuir as ações trabalhistas. O gerente da associação Leonir dos Santos diz que menos de 1% dos trabalhadores entra na Justiça.

O final da safra está previsto para outubro. Neste ano, a produção será 15% maior em relação ao ano passado. Os agricultores recebem por produtividade. São R$ 0,86 a cada dez quilos. Somando as três safras anuais, São Paulo produz mais de 620 mil toneladas de batata.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário