Aiba ganha ação contra o pagamento da contribuição para o "Salário Educação para Produtores Rurais Pessoa Física”

Publicado em 21/11/2011 15:20
União terá de devolver, com correção, os valores pagos nos últimos dez anos anteriores à ação.
Um tributo que vinha sendo cobrado indevidamente deixará de pesar sobre os produtores rurais do Oeste da Bahia, vinculados à Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba). Trata-se da contribuição para o Salário Educação para Produtor Rural Pessoa Física, e ou Consórcio Simplificado de Produtores, que foi suspensa na semana passada, através de uma sentença da 1ª Vara da Justiça Federal de Brasília/DF, que acolheu por completo o pedido da Aiba em uma ação movida em 2008, denunciando a inconstitucionalidade da contribuição, quando exigida dos produtores rurais, empregadores Pessoa Física, e que representa alíquota de 2,5% incidente sobre a folha de salários. Além de uma economia de aproximadamente R$300 por empregado ao ano, os associados da Aiba poderão requerer da União tudo o que foi pago ao longo dos 10 anos anteriores ao ajuizamento da ação, atualizados pela Selic.

O universo de produtores rurais da região enquadrados como Pessoa Física supera 90% do total de agricultores do Oeste. Portanto, para o vice-presidente da Aiba, Sérgio Pitt, esta é uma vitória muito representativa. “O cerrado baiano gera, aproximadamente, 45 mil empregos diretos. A economia resultante do fim de um imposto inconstitucional é expressiva e será reinvestida na produção, em melhoria tecnológica e abertura de novos postos de trabalho”, diz Pitt.

A vitória se soma a várias outras conquistas no plano jurídico obtidas pela Aiba, como a suspensão do pagamento do Funrural para os associados que aderiram à ação. “A Aiba cumpre o seu papel central de defender o produtor rural. Isso se dá no nível técnico-administrativo, político-institucional e jurídico, com fundamentações consistentes e estreita observância da Constituição Brasileira”, explica o vice-presidente.

Segundo o advogado Jeferson da Rocha, do escritório Felisberto Córdova, integrante do corpo jurídico da Aiba, há dois caminhos para os beneficiados pela ação. “Optar por não mais recolher o Salário Educação. Neste caso, será informado o juízo sobre a opção, além de ser encaminhada notificação da decisão ao delegado da Receita Federal, onde o associado possui empregados fichados, ou, então, depositar o valor em juízo”. Para esta opção, segundo Jeferson da Rocha, será aberta conta vinculada ao processo e os contadores receberão toda a orientação de como proceder ao recolhimento através da Guia de Recolhimento Judicial.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Aiba

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário