Vazio sanitário do algodão prossegue até 20 de novembro em MG

Publicado em 29/10/2015 07:52

O vazio sanitário do algodão, iniciado em 20 de setembro, prossegue até 20 de novembro. Neste período ficam proibidos o plantio dessa cultura e a preservação de plantas vivas remanescentes da safra anterior, conforme estabelecido pela portaria nº 1429/14 do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). A iniciativa vigora em todo o estado.

O IMA permite durante o vazio o plantio de algumas áreas para pesquisa e produção de sementes genéticas, obtidas por meio do processo de melhoramento de plantas. Permite, também, o cultivo de sementes básicas, originadas da multiplicação de sementes genéticas. E ainda, o plantio das sementes das classes C1,C2,S1 e S2, resultado da multiplicação de sementes básicas, mediante solicitação prévia e apresentação do plano de trabalho.

O vazio sanitário visa coibir e reduzir a proliferação do besouro bicudo-do-algodoeiro (Anthonomus grandis) que ataca lavouras e destrói plantações, trazendo prejuízos econômicos aos agricultores.

O IMA realiza durante os dois meses do vazio a vigilância junto a propriedades rurais cadastradas no Instituto. Produtores que descumprirem o período do vazio serão notificados para regularizarem a situação. Mantido o descumprimento das normas e com base na Lei Estadual de Defesa Vegetal nº 15.697/2005, poderão ser multados com até  1.500 Ufemgs - Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais, com valor total de  cerca de R$ 4.084,35.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
IMA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário