Rentabilidade da soja e crédito apertado podem inibir plantio de algodão em Goiás

Publicado em 20/05/2016 07:19

A rentabilidade da soja deve mais uma vez ser um dos fatores determinantes para a decisão do produtor de plantaralgodão em Goiás. Com uma semeadura em torno de 30 mil hectares, o Estado tem uma janela limitada para o plantio da segunda safra da fibra, dando mais peso à concorrência por área com a oleaginosa, disse, nesta quinta-feira (19/5) o vice-presidente da Associação Goiana dos Produtores de Algodão (Agopa), Carlos Alberto Moresco.

“Muitos produtores vão migrar para a soja. O risco é menor, a cultura é mais rápida e de maior rentabilidade. A nossa safra vem caindo e de três anos para cá estabilizou. Hoje a gente luta para manter”, disse ele, durante o Clube da Fibra, encontro voltado para a cadeia produtiva do algodão, realizado pela FMC, em Recife (PE).

A disponibilidade de crédito para financiar a próxima safra deve ser outro fator determinante da decisão do cotonicultor goiano. Segundo o vice-presidente da Agopa, o custo de produção está em níveis elevados, especialmente em relação ao controle de pragas na lavoura. Na avaliação dele, o agricultor deve recorrer mais a operações de troca, como o barter.

“O crédito com juros mais altos é um problema. Os bancos passaram a pedir mais garantias reais. Talvez, em decorrência do crédito apertado, não se plante área maior de algodão no próximo ano”, avaliou. “A saída é maior produtividade com qualidade. Vamos ter que mexer no manejo da lavoura”, disse.

El Niño

Na safra 2015/2016, foram plantados em Goiás 15,7 mil hectares com algodão na primeira safra e 11,3 mil hectares na segunda, além de 2,9 mil hectares irrigados. A expectativa de produção é de 47,5 mil toneladas da pluma, de acordo com o executivo da Agopa.

Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Revista Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário