Governo do Paraguai busca triplicar área de algodão
A partir de uma nova estratégia, o Governo do Paraguai aposta em recuperar o mercado de algodão por meio de um grande aporte para triplicar a safra, disse Juan Carlos Baruja, Ministro de Agricultura e Pecuária do país, para a Rádio Nacional.
O governo investiu 1,5 bilhões de guaranis (cerca de R$847.000) na aquisição de sementes para o plantio de algodão em um plano piloto que abrangerá as áreas de Concepción, San Pedro, Caaguazú, Paraguarí e em convênio com o governo de Itapúa.
Será 12.000 a 15.000 hectares, superando o realizado no ano passado, onde haviam sido plantados apenas 5.000 hectares.
"O governo possui forte intenção de recuperar este importante produto", disse Baruja, ao mesmo tempo em que também sinalizou que esse plantio será feito dentro de excelentes condições, cumprindo normas de tecnologia, observando a densidade, a qualidade do solo e a média na propriedade do pequeno produtos em uma quantidade para que seja rentável.
Baruja também disse que, para que a produção seja rentável, deve-se introduzir tecnologia no plantio. Se calcula que nos hectares plantados, a colheita seria de 1 tonelada por hectare.
"O governo tem uma vontade bastante firme. Estamos em período de plantio e existe uma boa expectativa de uma excelente colheita", finalizou o ministro.
Com informações do Ministério da Agricultura e Pecuária do Paraguai
0 comentário
Pulgão-do-algodoeiro ameaça produtividade e exige manejo precoce
Safra de algodão caminha para redução de área e possível recorde nas exportações
Abapa concluiu reuniões do seu Abapa Conecta em 2025, intensificando a batalha contra o “bicudo”
Algodão/Cepea: Preços domésticos oscilam; exportações podem atingir novo recorde
Anea otimista com novembro forte e incremento dos embarques pelo Porto de Salvador
Bahia fecha safra do algodão com estabilidade produtiva e avanço do irrigado