Algodão MT: Área 2017/18 cresce nos EUA e favorece perspectivas para boa safra

Publicado em 17/04/2018 14:00

ESTIMATIVAS MELHORES: O Imea divulgou a primeira estimativa de oferta e demanda para 2018 de pluma em MT, tendo como destaque a safra 17/18. Dado o aumento da área cultivada de algodão, em conjunto com as boas perspectivas climáticas, é esperada uma oferta recorde no Estado, prevista em 1.288,61 mil toneladas. Do lado da demanda, o destaque se deve à estimativa recorde de exportações em 745,93 mil toneladas. Com a expectativa de recuperação econômica no país, é previsto um maior consumo das indústrias têxteis nacionais, podendo proporcionar um crescimento no consumo interestadual para 517,98 mil toneladas e de 22,54 mil toneladas no consumo mato-grossense. Assim, apesar de a demanda continuar intensa neste ano agrícola, o cenário de uma ampla oferta pode fazer com que os estoques finais de pluma no Estado fiquem em 2,6 mil toneladas nesta nova estimativa.

Acompanhamento de safra: Os trabalhos de campo nos Estados Unidos para a fase de semeadura do algodão na safra 2018/19 foram iniciados nas últimas semanas. De acordo com o relatório de acompanhamento de safra do USDA, a semeadura do país atingiu 8% da área estimada na semana passada. Com isso, mesmo com a baixa umidade do solo nas principais regiões produtoras, os avanços estão em linha em relação ao ano passado e apresentam adiantamento de 1 p.p. quando comparados à média dos últimos cinco anos. Nesse sentido, o Texas, maior produtor do país, já exibe 13% das áreas semeadas, no entanto, grande parte do estado ainda está em alerta quanto ao monitoramento de seca, principalmente na região High Plains, que apresenta seca extrema. Além disso, a baixa temperatura em algumas regiões norte-americanas também é outro fator de alerta, visto que podem manter as condições climáticas fora do ideal para a germinação da planta. 

Clique AQUI para ler a íntegra do boletim semanal do Imea

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Imea

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário