Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa com as principais notícias do mundo do algodão 11/06/21

Publicado em 11/06/2021 13:01

- Algodão em NY - Mais uma semana de alta em NY. Demanda, clima, aumento nas exportações e da inflação nos EUA foram os destaques. O contrato Dez/21 fechou em 88,21 U$c/lp, alta de 3,7% nos últimos 7 dias. 

- Preços - Ontem (10/6) o algodão brasileiro Middling 1-1/8" (31-3-36) posto Ásia estava cotado a 98,25 U$c/lp (+275 pts) para embarque em Out-Nov/21

- Altistas 1 - O relatório de oferta e demanda de Junho, divulgado ontem pelo USDA trouxe mais um (pequeno) aumento na previsão de exportações dos EUA em 20/21 e 21/22, resultando em nova redução nos estoques finais em ambos os anos.

- Altistas 2 - O relatório também trouxe redução na produção Chinesa de 21/22 para 5,8 milhões de tons.  Este ano a região de Xinjiang vem sofrendo com clima adverso e o algodão também perdeu área para o milho no país.

- Altistas 3 - O clima nos EUA continua impactando os mercados. Desta vez, o problema é excesso de chuvas na região do Delta, causando inundações e perdas nas lavouras.

- Altistas 4 - Em Live promovida pela AMPA ontem, os dois palestrantes internacionais Thomas Reinhardt e Bill Ballenden foram muito enfáticos ao afirmar que, com a atual relação de preços fibra/fio, as fiações estão operando com boas margens em toda a Ásia.

- Baixistas - No mesmo evento, Reinhard comentou que o clima continua muito pesado entre a China e os EUA, Europa e Austrália.  Como o país depende muito da demanda de produtos acabados dos EUA, precisamos acompanhar de perto os todos passos desta guerra comercial e hegemônica travada pelas potências.

- Roundtable 1 - Nesta semana, a Cotton Brazil Harvest 2021 Roundtable passou por Bangladesh (responsável por 16% das importações do algodão brasileiro) e Turquia (11%). Nos dois países, a qualidade da fibra nacional foi o principal destaque do evento.

- Roundtable 2 - "A qualidade algodão brasileiro evoluiu enormemente", afirmou Razeeb Haider, diretor da Bangladesh Textiles Mills Association (BTMA), principal entidade da indústria têxtil bengalesa. "Usamos o algodão brasileiro há dez anos e vimos na prática a evolução", declarou Ertugrul Tanriverdi, executivo da Ensar Tekstil, da Turquia.

- Roundtable 3 - O webinar do projeto Cotton Brazil, promovido pela Abrapa, Apex Brasil e Anea, é mais uma iniciativa para promoção do algodão Brasileiro no exterior e contou com a presença de lideranças do setor no Brasil e também com os Embaixadores do Brasil e líderes empresariais nos países compradores.

- Plantio - Os EUA já semearam 71% da área prevista, 12 pontos a menos que ano passado devido ao excesso de chuvas. No Paquistão, já está encerrado nas principais regiões produtivas. Na Índia, graças às chuvas de monções, o plantio já começou nas áreas não irrigadas.

- Oferta e Demanda - USDA divulgou ontem números de oferta e demanda global de algodão. A produção mundial 21/22 foi reduzida para 25,88 milhões de tons, redução de 124 mil tons. O consumo foi ampliado para 26,7 milhões de tons (+231 mil tons). A relação estoque/uso global está prevista para 72,9% em 21/22.

- Agenda 1 - Na semana que vem, mais dois países recebem a Cotton Brazil Harvest 2021 Roundtable. Na segunda (14) será o Paquistão, e no dia 15, a Coreia do Sul.

- Agenda 2 - O algodão brasileiro será promovido no maior evento da China. O programa Cotton Brazil participará da 2021 China International Cotton Conference - evento promovido pela China Cotton Association (CCA), nos dias 17 e 18 de junho, em Suzhou (próximo a Shanghai).

- Colheita - A Abrapa informa o andamento da colheita da safra 2020/21 de algodão no Brasil até ontem (10/6): MG (5%), MS (3%), SP (60%) e PR (70%). Total Brasil: 0,4% colhido.

- Exportações - O Brasil exportou 13,9 mil tons de algodão na primeira semana do mês de junho. Em 2020, foram exportadas 56,7 mil tons ao longo do mês de junho.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Abrapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário