"É de lascar! Lula fez barba, cabelo e bigode na 10ª Vara Federal!", por REINALDO AZEVEDO

Publicado em 15/03/2017 02:41
EM VEJA.COM

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um dos réus no inquérito que apura a suposta tentativa de comprar o silêncio de Néstor Cerveró, prestou depoimento nesta terça-feira na 10ª Vara Federal de Brasília. Já volto ao ponto.

Antes, como se fazem naqueles sumários de história, alguns dados sobre a conjuntura histórica.
– O lulo-petismo conduziu o Brasil à maior recessão de sua história;
– O lulo-petismo produziu, ao fim do ciclo, 13 milhões de desempregados.

– O lulo-petismo, no que diz respeito ao rendimento médio do trabalho, já consumiu uma década: o valor voltará a patamares de 2013 só em 2023.

E, no entanto, Lula desponta como um dos líderes na pesquisa de opinião para a Presidência, o que leva os setores conservadores, note-se, a uma espécie de corrida desesperada para definir, desde já, o antídoto. A precipitação é bisonha, festiva, tola e contraproducente. Anotem aí.

O depoimento
Muito bem! Prometi em outro post voltar ao depoimento.

Huuummm… O que você quer, leitor? Um texto que excite seus hormônios antipetistas, daqueles que bombam no Facebook e ganham muitos likes de pessoas que já pensam como o autor? Ou prefere um que faça uma análise objetiva daquilo que se viu, alertando para os riscos? Para o segundo caso, continue aqui. Para o primeiro, convém arrumar outra companhia de folguedos.

Eu poderia fazer uma piada algo agressiva, mais ou menos assim: “Ou Moro dá um jeito de prender Lula ou de empurrá-lo logo para a condenação em segunda instância, ou o homem acaba, de novo na Presidência. Depois da Lista de Janot então…”

Mais uns três ou quatro depoimentos como o desta segunda, e ele já pode se candidatar a santo, não apenas a presidente — se a Justiça deixar.

Palanque
O ex-presidente usou o depoimento como palanque. Ele se disse massacrado pela imprensa. Afirmou ser o presidente mais importante do Brasil e dos mais importantes do mundo. Exaltou a grandeza alcançada pelo país em seu mandato. Cantou as glórias da Petrobras e sugeriu que o atual governo está entregando a sagazes negociantes de fora…

Até aí, meus caros, ok. Nada de surpreendente. Uma vez eu brinquei que o Lula de verdade deve sentir certa inveja do Lula de ficção. O ex-presidente vive exaltando a sua mãe, que, também nesta terça-feira, “nasceu e morreu analfabeta”. Pensem: poderia ser pior. A mulher poderia ter nascido especialista em Schopenhauer e terminado recitando textos de Marilena Chaui.

O esperado e inesperado

Não esperava que Lula fosse falar outra coisa sobre si mesmo. Ninguém está tão preparado para amá-lo, admirá-lo e respeitá-lo como ele próprio. Assim, nenhuma surpresa!

O que me surpreendeu é que tanto a Justiça como o Ministério Público Federal nada tinham a lhe perguntar, exceto platitudes e, lamento, algumas bobagens que tentavam embutir alguma ilação, mas nada de fundamental.

PERGUNTO DE VERDADE: há contra Lula, nesse processo, coisas que desconhecemos, informações secretas, que serão usadas na hora “h”? Se não há, não entendi nem por que ele é réu. Além da delação de Delcídio do Amaral, nesse caso, há o quê?

Assistam ao filme e tentem encontrar uma só questão difícil, complicada, sugestiva que fosse, da qual ele não tenha se desembaraçado com brilho. Sim, caro, lerei com prazer eventuais contra-argumentos. Mas que venham, então!

E não! É claro que não sou o único analista do campo conservador, da direita democrática (a direita fascistoide não serve nem para catar cocô), a reconhecer a goleada que ele deu na 10ª Vara. Talvez eu seja apenas o único a dizê-lo. Não por heroísmo, mas por compromisso com as fatos.

Campanha

Na audiência em que Lula deveria ser posto contra a parede para reforçar a suspeita de que ele cometeu o grave crime de obstrução da Justiça, o que se viu foi o petista a fazer campanha e eleitoral e a narrar a mecânica de distribuição de cargos no Presidencialismo de coalisão.

E olhem que as esquerdas ainda não estão usando plenamente um ativo político chamado “reforma da Previdência”. Mas é claro que usarão.

Aguarda-se agora a audiência de 3 maio com o juiz Sérgio Moro. É o inquérito que trata do apartamento de Guarujá e do aluguel do espaço que abrigou parte do seu acervo. Tudo teria sido custeado pela OAS em razão de contratos fraudulentos que mantinha com a Petrobras.

Talvez o Super-Moro seja mais bem-sucedido no embate, vamos ver. No desta terça, Lula venceu por 10 a zero.

“Venceu por quê, Reinaldo? Porque ele é inocente?” Ah, quem decide isso é a Justiça, ainda que eu ache que sele seja culpado. Mas é necessário apresentar as provas.

Concluo É isso! O negócio é apostar tudo em Moro. E também há  quem diga que o petista pode ser torpedeado pela delação da Odebrecht, onde seria beneficiário de parte de uma conta corrente mantida entre o grupo e o PT.

Ah, sim: Lula não larga os seus ao relento. Fez a defesa do PT e afirmou que cada parlamentar e cada militante deveriam abrir um processo contra quem afirma que o partido é uma organização criminosa.

Tudo isso no dia em que o Ministério Público Federal pôs fim ao Primeiro Ato de sua ópera burlesca, evidenciando que todos os partidos e os políticos são iguais.

Vejam este vídeo quando tiverem tempo. Traz o depoimento de Lula desta terça 10ª Vara Federal.

Reinaldo tinha razão! Lava Jato fecha a 1ª etapa absolvendo o PT!

Não é barato o preço a pagar por ter visto para onde caminhavam as coisas. Ocorre que fazer análise e ser prospectivo irrita os idiotas

O dia 14 de março de 2018 tem de entrar para a história como aquele em que o Ministério Público Federal vê concluída a primeira etapa do seu trabalho. Dedicou-se com afinco, de maneira determinada, sem tréguas, para que a previsão feita por seus magos se cumprisse. A que me refiro?

Desde o começo, incomodaram-me na Lava Jato as permanentes sugestões e afirmações de procuradores, de policiais e até do juiz Sérgio Moro, segundo os quais todos os políticos e todos os partidos são iguais. As delações de ex-diretores da Odebrecht deram à Lava Jato aquilo que ela buscava: “Ninguém é inocente”. E não há por que duvidar de que a operação tenha buscado com especial afinco circunstâncias que comprovam a sua tese.

Querem ver?
Cinco ministros de elite do governo Michel Temer estão na “Lista de Janot”, que já vazou nesta terça. São eles Eliseu Padilha (Casa Civil), Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência), Bruno Araújo (Cidades), Gilberto Kassab (Ciência e Tecnologia e Comunicações) e Aloysio Nunes Ferreira (Relações Exteriores).

Integram a turma aqueles que ocupam o topo do Congresso: os respectivos presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Eunício Oliveira (PMDB-CE). Ah, sim, caros! A lista está em sigilo. Mas já vazaram os nomes que interessam ao processo de desmoralização da política — e essa observação não sugere que os listados sejam inocentes. Não sou juiz. Apenas constata uma realidade em curso.

Calma que, na véspera do protesto marcado pelas esquerdas, também há dois figurões do PSDB, principal adversário do PT: os senadores Aécio Neves (MG), presidente da sigla, e José Serra (SP).

Há petistas na lista? Ora, é claro! Se não fosse assim, como definir o sinal de igualdade? Lá estão Dilma Rousseff, Luiz Inácio Lula da Silva e Guido Mantega, por exemplo. Nesse caso, há o pedido para que os respectivos casos, ao lado de outros 208, sejam enviados à primeira instância.

A esta altura, os tontos imaginam ou inferem que eu acho que tais nomes não deveriam ser investigados ou sei lá o quê… Obviamente, isso é falso. Eu estou apontando e a forma como a história está sendo contada, perdendo-se de vista a centralidade que teve o PT nesse processo.

Eis aí o maior pecado.

Mais: quando se faz uma lista, juntam-se necessariamente alhos com bugalhos. Eventuais pessoas que tenham se corrompido, entrado na atividade pública para enriquecer, são equiparados a quem, afinal, pisou na bola ao recorrer ao caixa dois, mas criminoso não é — até porque o caixa dois ainda não é crime.

Graça e seriedade
Outro dia li um troço de um rapaz que via como um bom augúrio a Lista de Janot para a manifestação “multipauta” do dia 26. Qualquer que seja a composição, entende-se que terá viés antipetista e antiesquerdista. Pois é. Janot é mesmo uma esfinge sem segredos, como disse Oscar Wilde, de forma injusta, sobre a mulher. Quem está a se divertir com a lista? As esquerdas.

Não é barato o preço a pagar por ter visto para onde caminhavam as coisas. No dia 17 de fevereiro de 2015, há mais de dois anos, escrevi em minha coluna na Folha, referindo-me aos senhores procuradores:

Os filhos do PT comem seus pais. Chegou a hora de a companheirada se tornar vítima de seus religiosos fanáticos, formados nas escolas de direito contaminadas por doutrinadores do partido e esquerdistas ainda mais obtusos. É uma pena que não só os petistas paguem o pato. Esses vetustos jovens senhores são crias de exotismos como “direito achado na rua”, “combate ao legalismo”, “neoconstitucionalismo” e afins, correntes militantes que consideram a letra da lei o lixo dos “catedraúlicos”, pecha que um desses teóricos amalucados pespegava em juízes que insistiam em se ater aos códigos. O PT de 2015 está experimentando a fúria dos “savonarolas” que criou. Eles se sentem fazendo um trabalho de depuração. E podem, com o seu ativismo, pôr tudo a perder. Os corruptos vão aplaudir a sua fúria.

Quando um bandido confesso como Sérgio Machado pega dois anos e três meses de prisão domiciliar; quando constato que delatores que contaram coisas do arco da velha têm castigo semelhante, obrigo-me a constatar: os corruptos aplaudem. Enquanto toda a chamada elite política está no patíbulo.

O PT chegou, sim, a ser vítima dos fanáticos que o petismo intelectual criou. Mas os valentes logo decidiram se corrigir. Politicamente, a lista de Janot, feita nessas condições e com esses critérios, é uma sentença de absolvição moral do PT.

Fachin decidirá se abrirá ou não inquéritos. Aposto em 83 aberturas…

E antes que se exiba uma manifestação hostil a Lula aqui e ali como evidência de que é cachorro morto, convém lembrar que este 14 de Março é apenas o primeiro dia da máxima mentirosa de que “todos são iguais”, como ele vem repetindo desde 2005.

O ex-presidente Lula discursa durante o Congresso Nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF) - 12/01/2017

O ex-presidente Lula discursa durante o Congresso Nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF) - 12/01/2017 (Andressa Anholete/AFP)

O discurso do rei que virou réu e os comentários do colunista AUGUSTO NUNES, de VEJA.COM

Se o culpado não melhorar o desempenho, a maratona por tribunais vai acabar na cadeia

Com um depoimento de 48 minutos ao juiz Ricardo Augusto Soares Leite, da 10.ª Vara Federal de Brasília, Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou nesta terça-feira a maratona por tribunais imposta a quem se torna réu em cinco processos. A ação penal em curso na capital investiga a participação do ex-presidente na trama criminosa que, entre outras bandalheiras, tentou impedir que Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras, contasse tudo o que sabe sobre o esquema do Petrolão. Seguem-se alguns trechos do interrogatório (reproduzido integralmente no vídeo abaixo), com comentários entre parênteses do colunista:

“Você sabe o que que é levantar todo dia achando que a imprensa está na porta de casa porque eu vou ser preso?”
(O país acaba de saber que, embora não cometa sequer pecados veniais, a alma viva mais pura do Brasil já acorda pensando em como é a vida na cadeia)

Eu tenho dito, antes, durante e depois, os que estão presos e os que vão ser presos, que tenha um empresário, um político que tenha coragem de dizer que um dia me deu R$ 3, que tenha coragem de dizer que um dia o Lula pediu cinco centavos para ele”.
(Só uma besta quadrada tentaria comprar favores de Lula com dinheiro de esmola. E nem quando era um sindicalista principiante o depoente lidava com centavos)

“Agora resolveram vender nossas terras. Já venderam o espaço aéreo, daqui a pouco vendem o mar e a gente terá que pedir licença para para entrar no Brasil”.
(Lula teve uma visâo: a Imobiliária Temer vendeu o território nacional ao PMDB, entregou o espaço aéreo a Donald Trump, presenteou a Bolívia e o Paraguai com o mar que lhes faltava e proibiu os brasileiros de entrarem no Brasil. É nisso que dá conviver com Marilena Chauí)

“Nem o Sarney tinha força no Congresso para fazer maldade como faz esse governo agora”.
(Em 1988, Lula repetia em todos os discursos que José Sarney era “o maior ladrão da Nova República”. Agora descobriu que o ex-presidente é tão perverso quanto Dilma Rousseff. Ou Erenice Guerra)

“É o país de um golpista, da corrupção, os pobres estão desgraçados para o resto da vida”.
(Sem maiores explicações, o interrogado decidiu produzir uma concisa descrição da Venezuela)

“Só eu, com sete anos de idade, sei o que é pegar água e separar caramujo”.
(E só ele sabe, aos 70, como se faz para destruir uma Petrobras em menos de 7)

“O povo mais humilde desse país tem direito de ter as coisas”.
(Por exemplo, ter de volta os empregos que sumiram nos cinco anos de desgoverno da afilhada Dilma Rousseff)

“Lava Jato, no Brasil, a gente fala no café da manhã, no almoço, na janta e depois da novela”
(Como quem não para de pensar na segunda visita da Polícia Federal perde o sono, a famiglia Lula certamente conversa sobre a Lava Jato também depois da novela e durante toda a madrugada)

“Vou matar eles de raiva, porque em todas as pesquisas, vou aparecer na frente”.
(E vai morrer de medo porque metade do eleitorado não vota de jeito nenhum no campeão brasileiro de rejeição)

“Chamar o PT de organização criminosa. Se dependesse de mim, cada parlamentar abriria um processo para provar qual é a quadrilha”.
(Fundador do faroeste à brasileira, em que o bandido passa o filme inteiro querendo prender o xerife, Lula acha que merece ser preso quem chama de organização criminosa uma entidade beneficente que engordou a população carcerária com dois ex-chefes da Casa Civil, um ex-ministro da Fazenda e três tesoureiros nacionais do PT)

“Parecia que o Delcídio tinha recebido o ‘Prêmio Nobel da Delação’. Ele foi no Roda Viva”.
(O candidato ao Nobel da Tapeação foi freguês do Roda Viva até o advento do escândalo do Mensalão. De 2005 para cá, alega “problemas de agenda” para recusar o convite, renovado mensalmente, que lhe permitiria provar no programa que os culpados por todos os males do país são FHC e a imprensa independente)

“O presidente não tem coragem de ir na Bolívia”.
(O líder de massas que só se aproxima de massas quando come macarrão, discursa apenas para plateias amestradas e não dá as caras nas ruas acha que impopular é quem será vaiado se circular por La Paz ou Cochabamba)

“São uns seis e pouco de aposentadoria mais uns 20 que minha mulher recebia, que passou para 30. (…) Pode dar 30… 30 mil, mas pode ter mais. Tem mais porque tem doação ‘pros’ meus filhos, sabe, porque eu não tenho… Poderia chegar a quanto? 50 mil? Eu não sei, eu tô tentando chutar aqui, doutor. (…) O rendimento fixo que eu recebo, todo mês, é isso: 6 e pouco da anistia e ─ era vinte, agora passou para trinta ─ a LILS que paga. Mas depois o advogado manda pro senhor, aí, o total do rendimento das doações”.
(Lula nunca soube de nada que desse cadeia. Por que haveria de saber quanto ganha por mês?)

“Eu aprendi a andar de cabeça erguida”.
(Faltou explicar por que não aparece na Praça da Sé para que todo mundo veja como costuma andar quando está escondido em casa ou no Instituto Lula)

 

Lula faz pose, mas a vítima real é o contribuinte, por JOSIAS DE SOUZA (UOL)

No mesmo dia em que a Procuradoria-Geral da República pediu a abertura de mais de 80 novos inquéritos no Supremo Tribunal Federal, Lula fez pose de vítima no seu primeiro depoimento como réu, na Justiça Federal de Brasília. Lula disse que há três anos vem sendo vítima de um massacre. As manchetes o perseguem. No café da manhã, no almoço, no jantar há sempre uma manchete insinuando que um novo delator irá acusá-lo, que sua prisão será decretada.

Lula disse tudo isso num processo em que foi delatado por um ex-companheiro: Delcídio Amaral. Esse ex-companheiro acusou Lula de tentar comprar o silêncio de outro delator da Lava Jato: o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, nomeado no governo. Não são as manchetes que perseguem Lula. O ex-presidente é perseguido pelas más escolhas que fez.

Delcídio era do PT. Quando foi preso, antes de virar delator, ocupava a função de líder do governo Dilma Rousseff no Senado. Nestor Cerveró foi colocado em postos de destaque na Petrobras para assaltar a estatal em nome do PT, do PMDB e até de Fernando Collor de Mello. Tudo isso para comprar a lealdade de aliados do governo do PT no Congresso.

O cotidiano de Lula é uma sucessão de poses. Ele faz pose de vítima no café da manhã, no almoço e no jantar. Mas a verdadeira vítima de todo o descalabro que o país assiste é o brasileiro em dia com os seus impostos. O petrolão é um mensalão hipertrofiado. Os dois escândalos começaram na gestão de Lula.

O fato de o ex-presidente estar sendo investigado representa uma evolução institucional, não uma perseguição. Cabe a Lula exercer o seu direito de defesa. Nessa hora, a pose de vítima adianta pouquíssimo. É preciso que por trás da pose exista uma noção qualquer de ética.

Lula finge que ignora até quanto embolsa por mês

O trecho do depoimento que trata da renda mensal do camelô de empreiteira é um monumento à vigarice

O juiz federal Ricardo Leite quis saber nesta terça-feira quanto ganha por mês o réu Luiz Inácio Lula da Silva. Confira a resposta:

“São uns seis e pouco de aposentadoria mais uns 20 que minha mulher recebia, que passou para 30. (…) Pode dar 30… 30 mil, mas pode ter mais. Tem mais porque tem doação pros meus filhos, sabe, porque eu não tenho… Poderia chegar a quanto? 50 mil? Eu não sei, eu tô tentando chutar aqui, doutor. (…) O rendimento fixo que eu recebo, todo mês, é isso: 6 e pouco da anistia e ─ era vinte, agora passou para trinta ─ a LILS que paga. Mas depois o advogado manda pro senhor, aí, o total do rendimento das doações”.

O palavrório em dilmês de cadeia omitiu o que Lula recebe como perseguido político de araque, esqueceu os 13 mil reais pagos ao presidente de honra do PT, fez de conta que o palestrante em recesso ainda recebe convites enfeitados por cachês de espantar um Bill Clinton, escondeu os rendimentos auferidos pelo camelô de empreiteira, deixou escapar suspeitíssimas doações ao bando de s filhos, garantiu que Marisa Letícia é que sustentava a casa e jurou que não sabe direito se ganha 26 mil ou 50 mil reais.

Se não sabe nem isso, é compreensível que o depoente também ignore que ganhou de presente um apartamento de três andares no Guarujá e um sítio em Atibaia, fora o resto.

 

 

 

Pixuleco provoca petistas em depoimento de Lula

Solitário, boneco Pixuleco apareceu já no fim do depoimento do ex-presidente Lula na Justiça Federal, em Brasília

 

Com o forte esquema de segurança montado durante o depoimento do ex-presidente Lula nesta terça-feira na Justiça Federal em Brasília, apenas um boneco Pixuleco apareceu para provocar manifestantes petistas arregimentados pelos deputados federais do PT Erika Kokay (DF), Paulo Pimenta (RS) e Paulo Teixeira (SP). O Pixuleco e seu acompanhante com megafone surgiram somente ao fim do depoimento de Lula. Eram apoiadores do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ). Eles bateram boca com petistas. No depoimento, Lula se disse vítima de um massacre ao juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal. Lula negou ter tentado atrapalhar a Operação Lava-Jato. Cerca de trinta petistas, ao lado dos deputados, gritavam em apoio ao ex-presidente e pediam fora Temer durante a audiência. A segurança interna foi realizada com agentes da Polícia Federal, algo incomum, e da Justiça Federal. Do lado externo, a Polícia Militar isolou a rua que dá acesso ao prédio do Judiciário e se colocou entre os militantes do PT e o Pixuleco. Não houve confronto.

Pixuleco no depoimento de Lula

Pixuleco no depoimento de Lula (Felipe Frazão/VEJA)

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
VEJA.COM

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Gustavo Ferreira

    Não tem jeito, os delatores delataram o Aécio, falou que ele é o chefe. Pronto acabou com o papo dos meninos de Curitiba em falar que Lula era o chefe. Mora vai dar um tiro no próprio pé, a coisa complica para o Aécio, Mendes ,Cunha, Temer,Delegado e os meninos de Curitiba. Se moro prender o Lula, Lula apoia a MARINA e la vai dar uns 3 ministérios para o PT, Lula não é bobo, Maluf prendeu o Lula no sindicato,depois Lula prendeu o Maluf e o Filho. Lula com o Ministério da Justiça vai investigar o maior escândalo no INCRA, saiu que tem mais de 1300 politicos e dezenas de empresários. Lula vai por muita gente na Cadeia. Essa é a Lei do retorno, bate e volta !

    32
    • Rafael Antonio Tauffer Passo Fundo - RS

      Quem falou q o Lula vai voltar?

      0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      FICO ARRASADO AO LER COMENTARIOS SEM NEXO-----NAO DA' PARA SONHAR COM UM BRASIL GRANDE SE FOR CONSIDERAR A QUANTIDADE DE DEBILODES MENTAIS---

      1
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      A tese de que 70% dos alunos do ensino médio são "analfabetos funcionais" se comprova, quando vejo comentários com um "conteúdo disfuncional" igual ao "desescrito" acima. A única conclusão que tiro é que ele lê, mas não entende nada !!!

      0
    • Valério Seccadio

      Ô, Rensi. A conclusão que tiro é que ele nada lê, e rabisca tudo.

      0