A Imprensa Popular: Seus Destaques e Contradições! - 10 de agosto de 2009
1. O Rio tem uma tradição de imprensa popular que vem do Império, com críticas, blagues, exposição das autoridades e das pessoas conhecidas, cobertura do carnaval da época... Hoje a imprensa popular do Rio, na região metropolitana ou na capital, circula por habitante, o dobro de SP-RM e capital. É fato que vender em banca de jornal todo dia e manter a circulação é uma tarefa complexa, e requer atrair a atenção com manchetes chamativas.
2. A imprensa popular no Rio, inclusive, teve papel político extremamente relevante, desde "A Notícia" de Ademar de Barros (venceu no Rio-DF a eleição para presidente da república em 1955), passando pela "Luta Democrática" de Tenório Cavalcanti (deputado mais votado do antigo Estado do Rio, com base na Baixada e depois com quase 20% dos votos para governador da Guanabara) e finalmente "O Dia" de Chagas Freitas e suas bancadas.
3. É através dela que as pessoas de menor renda têm acesso à imprensa escrita, e com isso se informam e, especialmente no passado, aprofundam seus conhecimentos da língua. Por isso tudo, não é preciso falar da importância da imprensa popular. No Rio, ela circula por dia (incluindo os domingos, na média), com quase 500 mil exemplares, além dos que são lidos nas bancas.
4. O que este Ex-Blog entende como um excesso é a cobertura do noticiário policial com superexposição dos bandidos, banalização da violência, a escandalização das tragédias, as mulheres nuas, especialmente a fixação por bundas (onde servem gratuitamente à venda das revistas masculinas). Entende-se por suas características os destaques dos capítulos das novelas como se fossem realidade e a cobertura do futebol e das escolas de samba.
5. O ponto alto da imprensa popular é a cobrança sobre os governos e suas obrigações (naturalmente pela venda em banca), a cobertura dos fatos que afetam os servidores públicos e aposentados do INSS. Certamente são também serviços públicos que ela presta.
6. Mas é inevitável que aqueles tipos de destaques citados na capa, no afã de ampliar as vendas diretas, terminam por dar à imprensa popular uma característica basicamente masculina e a banalizar a violência, o que cria um palco para a delinquência.
7. O Rio é a capital da imprensa popular e esse é um patrimônio nosso de mais de cem anos, mas que deveria ser revisto, progressivamente, sem que as fórmulas de Ademar e Tenório, devam ser -ainda- as referências, nos dias de hoje.
* * *
GRIPE SUÍNA!
1. Até sexta-feira eram 182 mortes no Brasil, com 69 em SP, 44 no RS, 32 no PR, 28 no RJ, 5 em SC e 4 no Nordeste.
2. Médicos cariocas e fluminenses informam que a presença de gestantes com gripe suína ou suspeita, em maternidades, em áreas próximas aos bebês, é fato de altíssimo risco para todos.
3. (Zero Hora, 08/09) Resumo do artigo "Uma visão do Front" de Luís Beck da Silva Neto (Internista e cardiologista, doutor em Medicina pela UFRGS, professor do Programa de Pós-Graduação em Cardiologia da UFRGS).
3.1. A epidemia de influenza H1N1 está longe de ser uma epidemia de “gripe como as outras” como veiculado por autoridades da Saúde. Embora formado há 15 anos e trabalhando em UTI, ainda não havia visto uma UTI com 11 pessoas com o mesmo diagnóstico. Temos gripes todos os invernos, mas em nenhum ano as gripes tiveram esta repercussão. As orientações do Ministério da Saúde têm sido no mínimo contraditórias. No Rio Grande do Sul, dentre os óbitos registrados pela doença, não consta que esses pacientes tiveram a oportunidade de receber Tamiflu.
3.2. O Center for Disease Control (CDC) dos Estados Unidos recomenda a profilaxia com Oseltamivir para os profissionais de saúde que examinam pacientes infectados ou com suspeita de infecção, sem a proteção adequada. Um profissional que permanece por 12 horas atendendo em uma sala de emergência contaminada tem alta chance de contágio e deveria incluir-se no critério recomendado pelo CDC. O argumento de recolhê-lo para evitar a resistência do vírus ao Oseltamivir é pífio, se não irônico. O ministro da Saúde reafirma que este vírus “tem uma taxa de letalidade semelhante ao vírus da gripe comum”. Ora, a letalidade é simplesmente desconhecida, num contexto de franco subdiagnóstico (por falta de laboratórios capacitados), de subnotificação e subtratamento, devido à definição de tratar apenas os pacientes em estado grave.
* * *
YEDA CRUSIUS E A MISSA ANUNCIADA!
1. Em março de 2007, numa reunião sobre segurança pública, no Palácio Guanabara, com os governadores do RJ, SP, MG e ES, onde o ex-prefeito do Rio teve a honra de ser convidado, foram decididas reuniões periódicas desses governadores, como um fórum permanente, para troca de experiências e decisões conjuntas, fiscalizações de fronteira, informações, etc. Demorou pouco. Mas essa é outra história.
2. No final da reunião, o ex-prefeito do Rio dirigiu-se aos governadores do PSDB e disse que o governo Yeda Crusius iria naufragar, pois partia de um forte desequilíbrio financeiro e esse é o costumeiro caminho para os desmandos. Até afirmou que poderia ajudar com recursos, claro, remunerados, mas com uma boa carência, tendo garantias.
3. A afirmação do ex-prefeito vazou, e vieram notas irônicas na imprensa, e afirmações agressivas da governadora Yeda Crusius, do tipo "estou com tudo e não preciso de apoio de ninguém e se quiser me mande dinheiro a fundo perdido..." e por aí foi.
4. Hoje, com tristeza, o ex-prefeito vê que estava coberto de razões, mesmo não crendo em responsabilidades pessoais da governadora. A crise financeira descontrolou seus próximos. A leitura da FSP (09) destaca o fato: "Procuradoria aponta Yeda como parte de quadrilha criminosa."
* * *
NOTAS LATINO-AMERICANAS!
1. (France Press-G1, 08/08) O presidente venezuelano, Hugo Chávez, chamou o chanceler israelense, Avigdor Lieberman, de "louco da extrema direita" e alertou que as declarações do diplomata sobre a presença de células do Hezbollah na Venezuela preparam um ataque contra o país sul-americano. "O chanceler israelense, que é um ladrão e é um louco desses da extrema direita, que veem um árabe e querem matá-lo, vem e diz que na América Latina há células terroristas do Hezbollah (...) que na Guajira venezuelana (noroeste, fronteira com a Colômbia) há células terroristas", disse Chávez (8).
2. (El País, 08/08) O presidente Evo Morales voltou a agitar o vespeiro boliviano com um decreto que abre a porta às autonomias indígenas. As indústrias começaram a ser ocupadas e seus proprietários expulsos. A nova Constituição reconhece 4 níveis autonômicos: regional, provincial, municipal e indígena. Os indígenas poderão formar comunidades que alterem a atual divisão territorial do país.
3. (El Mercurio - editorial, 07/08) As imprudentes expressões de Evo Morales, que não crê em alternância democrática, receberam no Chile um firme rechaço "à ingerência de qualquer estado em seus assuntos internos".
4. (EFE, 08/08) Achado o maior narcolaboratório de drogas sintéticas, no México. É um complexo de 240 has no Estado de Durango (Tamaluza), área do cartel de Sinaloa. Especializado em fabricar drogas sintéticas,(tipo cristal), e processamento de maconha. O exército identificou 22 instalações distribuídas nesses 240 has. Conta com quartos, cozinhas, casa de descanso, armazéns e laboratórios, e uma casa de luxo para o gerente. Clique abaixo e conheça uma das instalações.
https://farm3.static.flickr.com/2584/3806265900_e4d6106132_o.jpg
* * *
CANDIDATURA DE MARINA SILVA IMPEDIRIA A ELEIÇÃO PLEBISCITÁRIA!
(Resumo da coluna Melchiades Filho - FSP, 08/08) O que mais preocupa os estrategistas do Planalto é a possibilidade de Marina Silva se lançar à Presidência e, com isso, inviabilizar o caráter plebiscitário que Lula quer dar à sucessão. Com a entrada de Marina, porém, não haveria a polarização Lula x anti-Lula. Não só porque a ex-ministra será uma terceira via, porque ela tem perfil anfíbio e é mais petista do que a candidata do PT. Seria uma solução de continuidade. Não esteve envolvida nos escândalos do governo Lula e colecionou divergências com Dilma.
* * *
A PROCURADORIA GERAL DA PREFEITURA DO RIO TEM A INFORMAÇÃO!
1. (O Dia, 08/08) A Prefeitura do Rio não sabe quantas linhas de ônibus operam na cidade. A afirmação foi feita sexta (7).
2. A procuradoria geral do município tem os processos -um a um- das empresas, onde tiveram que declarar as suas linhas e roteiros por razões judiciais, e com estas informações pode lançar o primeiro lote de licitações de linhas. E adotou na licitação o critério de menor tarifa e não de pagamento pela concessão à prefeitura (como o governo federal fez em SP com as estradas), transferindo ao consumidor os ganhos. Uma liminar obstruiu a licitação.
* * *
AVALIAÇÃO DE OBAMA NOS EUA, POR ESTADO!
* * *
ABADIA CISTERSIENSE: CONTEMPLATIVA, MAS NÃO SECRETA!
A nota que este Ex-Blog colocou (07), ironizando o senado, usando a rede desciclopédia, que ironiza a wikipedia, foi esclarecida por RMC, dizendo: "(...) Não se trata de ordem secreta; trata-se de uma ordem derivada dos beneditinos, de caráter contemplativo, que se dedica à oração, e aos cantos gregorianos (...)".
0 comentário
Imac orienta produtores sobre as maiores dúvidas sobre notificações do Prodes
Prejuízos na pecuária devem continuar em 2022, avalia o presidente da Assocon
Exportações totais de carne bovina caem 6% no volume e 11% na receita em janeiro
Santa Catarina mantém proibição de entrada de bovinos vindos de outros estados