Cacto típico do Nordeste vai alimentar gado no Espírito Santo

Publicado em 05/09/2016 16:55

Uma espécie de cacto vai servir de alternativa para os produtores rurais do Espírito Santo alimentarem o gado em períodos de seca. Trata-se da palma forrageira, uma planta típica do sertão nordestino que já está sendo testada no município de Mucurici, no Norte do estado.

A descoberta e os testes são feitos por técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Segundo os técnicos, essa é uma planta que tem alta tolerância à seca, por conta de sua estrutura morfológica e fisiologia, podendo ser adaptada de forma especial para absorção e aproveitamento de água em ambientes com condições climáticas adversas. A principal função da planta no estado será a alimentação animal, principalmente gado.

Apenas em Mucurici, cerca de mil bovinos morreram de fome e sede nos últimos 12 meses. “A mortalidade de animais foi muito grande, por isso temos a necessidade de ter um alimento verde na época da seca. E essa planta tem 90% de água”, destaca o engenheiro agrônomo e extensionista do Incaper Felipe Lopes Neves.

Veja a notícia na íntegra no site do Globo Rural

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário