Aftosa: Paraná autoriza concurso para contratar veterinários e técnicos agrícolas

O governo do Paraná autorizou a realização de concurso público para a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) para a contratação de 30 médicos veterinários e 50 técnicos agrícolas. Atualmente, a Adapar tem 237 veterinários e 245 técnicos agrícolas.
O objetivo, conforme nota da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Estado, é reforçar a vigilância das fronteiras para garantir o status de área livre de febre aftosa sem vacinação. Além disso, "manter o reconhecimento internacional de área livre de peste suína clássica e contribuir para a erradicação de doenças como brucelose, tuberculose e raiva, entre outras", cita a secretaria na nota.
O Paraná deixou de vacinar o rebanho de bovinos e bubalinos contra febre aftosa no ano passado. Agora, busca obter, junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), o status de área livre de aftosa sem vacinação. No Brasil, o único Estado a deter este status é Santa Catarina.
As inscrições para o concurso se iniciam no dia 2 de março e podem ser feitas no link https://www.cebraspe.org.br/concursos/adapar_pr_20.
0 comentário
Exportações de carne bovina disparam em novembro, com alta de 39,6% no volume e salto de 57,9% no faturamento
Scot Consultoria: Estabilidade em São Paulo
Indústrias testam preços menores para a arroba, enquanto pecuaristas seguram vendas à espera de preços melhores
Pecuária sustentável: tecnologia brasileira promete até 7 cabeças/ha sem desmatamento
Alta do dianteiro reduz competitividade da carne bovina frente ao frango e à suína
Boi/Cepea: Atenções se voltam a demandas interna e externa aquecidas