Boi/Scot Consultoria, Hyberville Neto: bezerros devem continuar valorizados por um bom tempo

Publicado em 16/09/2020 09:23

LOGO estadao

O mercado de bovinos de cria (bezerros) deve se manter valorizado por um bom tempo, avaliou há pouco o analista do setor de pecuária Hyberville Netto, da Scot Consultoria, em live promovida ontem à noite (15), pela própria empresa, com o tema "Mercado sem rodeios - Expectativas para os mercados do boi, leite e insumos no final de 2020". Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o preço médio do bezerro nelore (de 8 a 12 meses) comercializado em São Paulo foi de R$ 2.134,88, recorde real da série deste animal, iniciada em 1994.

"É difícil pensar que o preço do bezerro vá cair de forma acentuada no curto prazo, mesmo com todo o investimento que o pecuarista tem feito em gado de reposição (em função dos preços recordes do bezerro, que estimula a retenção de fêmeas para procriar)", disse o analista. Para ele, mesmo que haja uma quantidade maior de bezerros no curto e médio prazos, há um fator importante que é a recuperação do consumo interno de carne bovina, "que não veio". Desta forma, com a expectativa de a população voltar a consumir mais a proteína vermelha, à medida que a crise econômica se arrefecer, os bezerros adicionais que serão produzidos terão demanda certa - como bois de corte, mais à frente.

"Além disso, a China deve continuar com compras fortes de carne bovina por causa da crise sanitária de peste suína africana (PSA) no país", disse. A China perdeu pelo menos 40% de seu plantel de suínos por causa da doença, o que a obrigou, desde o ano passado, a importar volumes crescentes de proteína animal - principalmente carnes bovina e suína. "E a China só compra animais jovens, de até 30 meses de idade", assinalou Hyberville Netto. "Isso faz com que a cadeia pecuária gire mais rapidamente, mantendo forte a demanda por bezerros e, consequentemente, sua valorização, mesmo com maior oferta."

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Estadão Conteúdo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário