Comunicado recomenda técnicas para controle da maria-mole, planta tóxica a bovinos

Publicado em 22/10/2020 13:25

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) publicou Comunicado Técnico com orientações para que produtores rurais possam fazer o controle da maria-mole (g. Senecio), um tipo de planta  comum no Rio Grande do Sul, mas tóxica para os bovinos, causando prejuízos para esta cadeia produtiva. A publicação, editada pelo Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária, está disponível de forma gratuita em www.agricultura.rs.gov.br/publicacoes.

"Este problema de controle da maria-mole permanece e, como não há tratamento terapêutico eficaz, a melhor forma é a informação e alternativas de controle da planta. Este Comunicado atende a uma demanda antiga de forma objetiva, didática", detalha o autor da publicação, Fernando Karam, pesquisador que estuda os efeitos da maria-mole na produção de gado bovino no Estado desde 1997. 

A ingestão da maria-mole pelos bovinos causa a seneciose, uma intoxicação fatal. No Rio Grande do Sul, no percentual geral atribuído às mortes por plantas, mais de 50% devem-se à intoxicação por este tipo de planta. "E ainda há as perdas indiretas, como baixa produtividade dos animais acometidos e custos com tratamento que é ineficaz, já que não há medicação capaz de reverter o quadro após a manifestação dos sinais clínicos. A doença é evolutiva e irreversível", destaca Karam. 

De acordo com o pesquisador, algumas condições favorecem a ingestão de plantas indesejáveis pelos animais. "As causas podem ser o desconhecimento do ambiente, ou seja, os animais são de outra região, ou distúrbios de apetite, mas a principal é uma lotação animal não adequada à oferta de pasto, o que leva à fome e ao consumo de plantas não forrageiras para suprir necessidades, mesmo que essas não sejam palatáveis, como a maria-mole", explica.

A publicação informa sobre quais as condições favoráveis para o crescimento e propagação da maria-mole, medidas para seu controle e recomendações gerais para evitar que os bovinos comam este tipo de planta

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Secretaria da Agricultura RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário