Maior El Niño da história pode provocar perdas nos países produtores de café, afirmam meteorologistas

Publicado em 02/09/2015 12:37

Meteorologistas norte-americanos preveem que o El Niño, fenômeno que aquece as águas do Oceano Pacífico, pode ser neste ano o mais forte desde 1950, quando começaram os registros. O sistema pode levar chuvas torrenciais à partes do leste da África e poderia resultar em "graves" inundações, em partes do Quênia, Uganda, Tanzânia, Ruanda e Burundi, disse a agência humanitária das Nações Unidas em 21 de agosto. Com este padrão climático, fatalmente, perdas nas plantações de café do continente serão vistas. Também há a expectativa entre os meteorologistas de que o Sudeste da Ásia e até mesmo o Brasil sinta reflexos negativos na agricultura.

O fenômeno climático El Niño deve levar chuvas mais fortes para a África Oriental, podendo reduzir a produção de café da Uganda, maior exportador do grão na África, e vizinho do Quênia, disseram autoridades do setor. As informações são da Bloomberg.

Autoridades do setor de café da Uganda e do Quênia informaram que as fortes chuvas decorrentes do fenômeno podem danificar a safra deste ano. Fungos e doenças também poderão ser vistos nos cafezais do país devido à umidade.

"Há uma preocupação porque a floração pode ser destruída", disse Grenville Kiplimo Melli, membro interino da Direção de Café do Quênia, em 28 de agosto. "As chuvas também resultariam em doenças para a cultura."

De acordo com informações reportadas pelo site Agrimoney, o El Niño também pode interferir na produção de café da Indonésia,  terceiro maior produtor global de café robusta, no Sudeste Asiático.

Na segunda-feira (1º), a AEKI (Associação dos Exportadores de Café da Indonésia), reduziu a estimativa para a produção de café robusta do país devido à seca.

A AEKI prevê uma produção de robusta no país de 500.000 toneladas neste ano, ante as 600.000 - 650.000 toneladas previstas anteriormente.

"A produção foi negativamente afetada pelas alterações climáticas e El Niño", disse o chefe da associação em entrevista ao site internacional.

De acordo com os meteorologistas ouvidos pelos sites internacionais, ainda não há informações concretas dos efeitos do fenômeno para a safra de café do Brasil da próxima temporada. A colheita 2015/16 do Brasil está praticamente finalizada e, segundo especialistas, tudo indica que será menor que a do ano passado.

Em entrevista ao Notícias Agrícolas, em 19 de agosto, o agrometeorologista da Somar Meteorologia, Marco Antônio dos Santos, afirmou que o que se sabe até o momento sobre o El Niño no Brasil é que o fenômeno deve provocar chuvas irregulares nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

» El Niño deve provocar chuvas irregulares no início da próxima safra e atrasar ritmo de plantio nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste

Com informações da Bloomberg e Agrimoney.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário