Cidades produtoras de café receberam chuvas de granizo neste fim de semana, mas não há relatos de perdas representativas

Publicado em 19/09/2016 11:40

Algumas cidades produtoras de café do Sul de Minas Gerais registraram no último final de semana chuvas de granizo. No entanto, até o momento, não há registros de perdas representativas nas lavouras da região. Segundo registros de redes sociais e imagens enviadas pelos internautas do Notícias Agrícolas, as principais cidades afetadas pela condição climática foram Alpinópolis (MG), Altinópolis (SP), Bom Jesus da Penha, Nova Resende (MG) e São Pedro da União (MG). (Veja imagens abaixo)

Normalmente, as chuvas de granizo atingem áreas isoladas de uma determinada localidade, como foi o caso, e os prejuízos são pontuais. Até o momento, não há relatos de novas ocorrências na região Sul de Minas Gerais, importante produtora de café do Brasil. Cidades próximas de São Pedro da União já haviam recebido chuvas de granizo no início da colheita da safra 2016/17, que está praticamente concluída neste momento, conforme apontam estimativas.

As plantações de café já estão prontas para o próximo ciclo produtivo, que já deve ser de bienalidade baixa para a maioria das regiões. Em algumas fazendas, inclusive, há o registro de floradas precoces. Mapas climáticos apontam que uma frente fria ainda atua sobre as áreas produtoras de café e deve provocar chuvas acima de 10 milímetros no Sul de Leste de Minas Gerais, assim como no Sul de Espírito Santo neste início de semana.

Já em áreas do Paraná, São Paulo e Cerrado Mineiro, também pode chover, mas as precipitações serão mais dispersas. Na quarta-feira, a temperatura declina, mas não há expectativa de frio intenso sobre as principais regiões produtoras de café do Brasil.

Granizo em Alpinópolis (MG), do último final de semana  Granizo em Alpinópolis (MG), do último final de semana

Chuva de granizo em Alpinópolis (MG) no último final de semana - Foto: Paulo Rogério de Souza

Chuva de granizo em Alpinópolis (SP) - Guilherme Miranda

Chuva de granizo no último final de semana em Altinópolis (SP) - Foto: Guilherme Miranda

Chuva de granizo em Alpinópolis (SP) - Guilherme Miranda

Chuva de granizo no último final de semana em Altinópolis (SP) - Foto: Guilherme Miranda

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário