Café: Aumentam índices de ferrugem e bicho-mineiro na Alta Mogiana, aponta Procafé

Publicado em 18/04/2017 10:29

No mês de março, os índices de ferrugem do café e bicho mineiro aumentaram em lavouras da Alta Mogiana, importante região produtora de café de qualidade no país. No período, as chuvas ficaram abaixo da média e as temperaturas próximas da média na região. O panorama consta no Boletim de Avisos Fitossanitários da Fundação Procafé.

A incidência de bicho mineiro está em 4,4% de minas com larvas vivas, de acordo com a Procafé. Na ferrugem, os índices médios saltaram de 36,3% para 43,7% de folhas infectadas nos talhões verificados. "Considerando estes altos índices e condições favoráveis para a evolução da ferrugem, recomenda-se monitoramento, e caso constatado realizar pulverização com fungicida sistêmico curativo específico para esta doença.", disse a Fundação no boletim.

Também foram detectados índices médios de 2,5% de grãos brocados na Alta Mogiana.

A ferrugem é uma das principais doenças do cafeeiro e causa queda das folhas, ressecamento dos ramos produtivos, afeta o desenvolvimento dos botões florais e, consequentemente, reduz o potencial produtivo da safra. A doença está associada à alta umidade, chuvas frequentes e ambientes sombreados.

Já o bicho mineiro, é uma praga que faz com que as lavouras percam áreas consideráveis de folhas tornando-as mais fracas e compromete a produção na safra

No mês de março, as precipitações na região da Alta Mogiana ficaram abaixo da média e as temperaturas ficaram próximas da média. "A região de Franca encontra-se com um armazenamento de 61,8 mm e foi gerado um excedente hídrico na ordem de 44,7 mm. Não há necessidade de irrigação para a região, já que as chuvas supriram as perdas normais de evapotranspiração, que ficaram na média de 99,0 mm."

Veja mais:
» Café: Índices médios de ferrugem aumentam no Sul de Minas Gerais, alerta Procafé
» Café: Aumenta incidência de ferrugem e bicho mineiro em lavouras do Triângulo Mineiro, aponta Procafé

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário