Bloomberg: Exportações de café no Brasil caem, causando preocupação com a demanda
O Brasil, maior produtor mundial de café, registrou as menores exportações mensais em quase dois anos, alimentando preocupações de que a demanda global possa diminuir à medida que as economias se recuperarem da pandemia.
Os embarques de café verde em maio caíram para 2,68 milhões de sacas, uma queda de 23% em relação ao ano anterior, para o menor nível desde julho de 2018, segundo dados do grupo de exportação CeCafe.
Embora a queda nos embarques reflita menor produção no ano passado, quando as colheitas entraram na metade de um ciclo bienal de menor rendimento, isso também pode refletir a cautela dos comerciantes em relação à demanda.
"Depois de pedir que as remessas avancem no início do surto de pandemia em meio a preocupações com logística, os importadores pediram que adiassem as entregas", disse Nelson Salvaterra, corretor da Coffee New Selection, sediada no Rio de Janeiro, em mensagem de texto. "Eles são mais cautelosos na criação de estoques, aguardando a reabertura da economia e depois têm uma ideia mais clara da demanda".
O café arábica para entrega em setembro caiu 1,3%, para 98,4 centavos de dólar por libra às 11h56 no ICE Futures US em Nova York. O contrato mais ativo caiu 24% este ano.
A demanda global foi menor, disse Carlos Alberto Fernandes Santana, diretor da Empresa Interagricola SA , uma unidade da Ecom Agroindustrial Corp. Os embarques de junho provavelmente confirmarão a queda, disse ele.
0 comentário
Disparada do dólar consolida quedas nos futuros do café arábica no fechamento desta 6ª feira (05)
Cafeicultor de MG vira a primeira lenda brasileira do café especial do mundo
Após ganhos, mercado cafeeiro trabalhava com ajustes técnicos e realizando lucros na manhã desta 6ª feira (05)
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores