Vento forte: Produtores amanhecem com grãos de café no chão no sul de Minas Gerais

Produtores de café da região de São Pedro da União, em Minas Gerais, foram supreendidos com uma forte ventania na madrugada desta segunda-feira (15) e que derrubou frutos de grãos de café, em fase de granação e levantando preocupações ao produtor. Além de São Pedro da União, foram registradas quedas em Nova Resende e no município de Juruaia.
A colheita da safra 2020/21 está em pleno acontecimento e até o momento, o clima favoreceu o trabalho nas lavouras. "Os grãos de café já estavam em fase de granação em certos talhões da lavoura, que já estava no ponto de cereja", afirma o produtor Fernando Barbosa.
O cafeicultor destaca que a preocupação na região é quantificar os grãos que caíram no chão e que assim, que prejudicarão a bebida de melhor qualidade. "Durante o período de junho, já tivemos queda do fruto no chão com percentual pequeno devido as chuvas", complementa o produtor.

Segundo as previsões climáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo seco deve predominar em todo o Centro-Oeste e Sudeste do país. Com a aproximação do Inverno, que tem início no próximo dia 20, as chuvas nas duas regiões passam a ser ainda menos frequentes.
Falando em Sudeste, a meteorologista destaca que as temperaturas também devem cair no sul de Minas Gerais, parte do Rio de Janeiro e Espírito Santo. A meteorologista Andrea Ramos, do Inmet, destaca ainda que não há previsão de geadas para a região do café na próxima madrugada, mas que a situação precisa continuar sendo monitorada. "Apesar dos eventos estou esperançoso com a colheita, aguardando para que possa realizar uma safra segura e com muitos cafés de qualidade", finaliza Barbosa.
0 comentário
Disparada do dólar consolida quedas nos futuros do café arábica no fechamento desta 6ª feira (05)
Cafeicultor de MG vira a primeira lenda brasileira do café especial do mundo
Após ganhos, mercado cafeeiro trabalhava com ajustes técnicos e realizando lucros na manhã desta 6ª feira (05)
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores