Vento forte: Produtores amanhecem com grãos de café no chão no sul de Minas Gerais

Publicado em 15/06/2020 15:04 e atualizado em 15/06/2020 15:58

LOGO nalogo

Produtores de café da região de São Pedro da União, em Minas Gerais, foram supreendidos com uma forte ventania na madrugada desta segunda-feira (15) e que derrubou frutos de grãos de café, em fase de granação e levantando preocupações ao produtor. Além de São Pedro da União, foram registradas quedas em Nova Resende e no município de Juruaia. 

A colheita da safra 2020/21 está em pleno acontecimento e até o momento, o clima favoreceu o trabalho nas lavouras. "Os grãos de café já estavam em fase de granação em certos talhões da lavoura, que já estava no ponto de cereja", afirma o produtor Fernando Barbosa.

O cafeicultor destaca que a preocupação na região é quantificar os grãos que caíram no chão e que assim, que prejudicarão a bebida de melhor qualidade. "Durante o período de junho, já tivemos queda do fruto no chão com percentual pequeno devido as chuvas", complementa o produtor. 

Grãos de café no chão - São Pedro da União/MG

Segundo as previsões climáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo seco deve predominar em todo o Centro-Oeste e Sudeste do país. Com a aproximação do Inverno, que tem início no próximo dia 20, as chuvas nas duas regiões passam a ser ainda menos frequentes.

Falando em Sudeste, a meteorologista destaca que as temperaturas também devem cair no sul de Minas Gerais, parte do Rio de Janeiro e Espírito Santo. A meteorologista Andrea Ramos, do Inmet, destaca ainda que não há previsão de geadas para a região do café na próxima madrugada, mas que a situação precisa continuar sendo monitorada. "Apesar dos eventos estou esperançoso com a colheita, aguardando para que possa realizar uma safra segura e com muitos cafés de qualidade", finaliza Barbosa. 

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário