Leilão da Etiópia Cup of Excellence levanta mais de US $ 1 milhão para produtores de café

Publicado em 02/07/2020 11:59

O leilão da Copa da Excelência da Etiópia 2020 (COE) quebrou recordes, com vendas totais de US $ 1.348.690, superando o recorde anterior de US $ 830.245 de El Salvador em 2011.

O leilão de El Salvador tinha 42 lotes à venda, enquanto o leilão da COE Etiópia incluía apenas 28, atingindo um preço médio recorde de US $ 28 por libra.

O café com maior pontuação na competição COE Etiópia de 2020 foi vendido a US $ 185,10 por libra, ou US $ 407 por quilograma. A Alliance for Coffee Excellence (ACE) diz que este é o preço mais alto já registrado para um café etíope.

Metade do lote foi comprado pela Maruyama Coffee Co do Japão e seu grupo de compras, composto por Saza Coffee, Cometeer, Goodboybob Coffee, Difference Coffee e Harrods. A outra metade do lote foi comprada pela Sarutahiko Coffee Inc do Japão.

Seu produtor, Nigusie Gemeda, de Sidama, ficou surpreso ao ver o preço pago por seu café.

“Sou cafeicultor há muito tempo, mas estou apenas aprendendo o valor do nosso café. Estou muito feliz com o resultado. Nunca imaginei que o café fosse vendido com esse preço. Agora eu sei que há uma razão para o café ser chamado de ouro verde ”, diz ele.

Os 168 compradores registrados de 33 países fizeram lances 4137 vezes por mais de cinco horas para garantir os cafés premiados. Os cafés de segunda parte, provenientes do Rumudamo Coffee em Sidama, tiveram um total de 902 ofertas, outro número recorde na história da competição.

“É uma lição poderosa e além do que poderíamos ter imaginado. Às vezes, vendemos nosso café por menos de um dólar e isso tem sido desanimador para os produtores.

Agora vemos que há um mercado em que podemos explorar se podemos garantir a qualidade ”, afirma Ato Bogale Woledehana, gerente geral da Rumudamo Coffee.

A empresa norte-americana Coffee at Intelligentsia venceu na licitação competitiva, pagando um preço de US $ 108 por libra.

“A Etiópia é o berço do café e é amplamente considerado o produtor dos cafés mais deliciosos do mundo, mas muitos de seus agricultores estão entre os mais pobres. Este leilão envia uma mensagem de esperança que não apenas valida os investimentos - e riscos associados - em qualidade, mas também serve como um lembrete de que o movimento pela qualidade chegou para ficar ”, disse Geoff Watts, vice-presidente de café da Intelligentsia.

“Os agricultores são o coração, a alma e a espinha dorsal da indústria de café especializado, mas raramente obtêm o reconhecimento, ou mais importante, a recompensa econômica, que seu trabalho merece. Numa época em que o movimento do café de qualidade enfrenta graves ameaças existenciais e o mundo está em turbulência, é especialmente revigorante ver a Copa de Excelência dar início a esse evento e proporcionar um impulso econômico tão inesperado às pessoas que mais precisam. ”

Os 35 agricultores que fornecem café a Rumudamo também estão animados com esses preços.

“Nenhum de nós tinha ouvido falar de um café vendido nesse valor. É uma surpresa para todos ”, diz Ato Bogale. Rumudamo teve outro café vencedor no leilão, vendido a US $ 35,10 por libra.

O terceiro preço mais alto foi para a Testi Trading por US $ 66,60 por libra, vendido para a Black Gold Coffee Co de Taiwan. "Estamos satisfeitos com o resultado", diz Ato Faysel Abdosh, fundador e gerente da Testi.

Os compradores também expressaram entusiasmo por fazer parte do primeiro leilão etíope.

“É uma honra participar do leilão e, especialmente, do primeiro leilão da Etiópia. Parece monumental e esperamos que isso se torne uma tradição nos próximos anos ”, diz Jon Allen, do Onyx Coffee Lab nos EUA. O laboratório comprou café do pequeno produtor de café Gare Ware Jilo, de Oromia, a US $ 21 por libra. 

O exportador selecionado para os cafés da Cup of Excellence concluiu a limpeza e a embalagem a vácuo de todos os lotes, e quase 20.000 kg de café estão prontos para serem exportados para os maiores compradores em 33 países.

"Isso mostra o que acontece quando investimos em qualidade", diz a Dra. Adugna Debela, diretora geral da Autoridade Etíope de Café e Chá. “Conseguimos enfrentar tempos difíceis. Tivemos que tomar decisões difíceis e movimentos ousados ​​para fazer a competição continuar, apesar da pandemia. Parabéns a todos os nossos agricultores. ”

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Global Coffee Report

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário