Venda de café do Brasil da safra 20/21 segue forte e atinge 40%, diz Safras

A comercialização da nova safra de café do Brasil, temporada 2020/21 (julho/junho), que está em colheita, alcançou 40% do total até 7 de julho, disse a consultoria Safras & Mercado em boletim nesta quinta-feira, ao registrar avanço de 6 pontos percentuais frente ao mês anterior.
As vendas estão à frente do ritmo registrado no mesmo período da safra anterior (34%) e também acima da média dos últimos cinco anos (30%), disse a consultoria, que calcula que 27,44 milhões de sacas de 60 quilos já foram negociadas.
A estimativa tem como base uma produção brasileira de café em 2020/21 de 68,1 milhões de sacas.
O consultor Gil Barabach, da Safras, comentou em nota que uma queda nos preços ao longo de junho tirou o fôlego das negociações no mercado físico interno.
"Mas, mesmo com o arrefecimento no ritmo de vendas, a comercialização continua bem acelerada. O produtor soube aproveitar os repiques de preços para apressar as suas posições antecipadas. E, com isso, conseguiu escalonar muito bem o seu fluxo comercial, entrando na temporada 20/21 bem vendido."
O café arábica está em ritmo mais avançado, com 42% da produção vendida, acima dos 33% no mesmo período do ano anterior e dos 29% na média dos últimos anos.
Já as negociações de café robusta ganharam intensidade com o avanço da colheita e chegaram a 36%, segundo a Safras, contra 36% em 2019 e 34% na média.
Já a colheita do café da safra 2020/21 atingia 56% até 7 de julho, segundo a consultoria, com avanço de 8 pontos percentuais em uma semana.
No ano passado, 68% da safra estava colhida nesses período, enquanto a média dos últimos anos é de 58%.
"Continua muita atrasado, especialmente na comparação com igual período do ano passado. Destaque à qualidade da bebida no arábica. E atenção aos sinais de quebra na safra de conilon do Espírito Santo", apontou Barabach da Safras.
A colheita do arábica alcançava 46% da safra, contra 60% no ano passado e 48% da média dos últimos cinco anos. No robusta, os trabalhos estavam em 79%, também abaixo do ano anterior (84%) e da média recente (86%).
Tomando por base a estimativa da consultoria para a produção de café do Brasil em 2020/21, de 68,1 milhões de sacas de 60 quilos, a colheita já somou 38,05 milhões de sacas até dia 07.
0 comentário
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)