Cooperativa mineira de café acumula dívida de R$ 37 milhões com produtores e busca negociação
![]()
"Nós não fomos os primeiros e nem seremos os últimos", disse o empresário Creucio Carlos de Oliveira, dono da Coocem e do Armazém Central do Café, em reunião com produtores realizada nesta segunda-feira (24), em Muzambinho, Minas Gerais.
No dia 11 de fevereiro a cooperativa anunciou por meio de um comunicado que estava fechando as portas e suspendendo as atividades, deixando na época vários cafeicultores sem qualquer orientação ou acesso as sacas estocadas.
Leia mais:
+ Cooperativa mineira de café fecha as portas e deixa produtores sem acesso as sacas estocadas
Em reunião com os produtores lesados, representantes da cooperativa explicaram que a forte valorização do café nos últimos dias prejudicou ainda mais a crise financeira que a instituição enfreta desde 2016, mas que a Coocem possui vários bens em seu nome que estão livres para negociação, e que serão utilizados para o pagamento da dívida total com os cooperados. "Queremos pagar vocês, não é conversa, estou querendo pagar. Mas, temos que ter um acordo que seja bom para os dois lados. Não queria que a situação chegasse onde chegou. Não vou dar os câmbios, pois não tenho como", explicou Creucio aos participantes.
A Coocem atendia cerca de 380 cafeicultores das cidades de Muzambinho, Nova Resende, Monte Belo e Cabo Verde. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muzambinho, Cleber de Oliveira Marcon, no total 15 mil sacas de café estavam no poder da cooperativa antes do fechamento, o que resulta em uma dívida de R$ 37,5 milhões com os produtores.
Cleber destacou que novas reuniões devem ser realizadas até que todos os envolvidos cheguem em um desfecho satisfatório, e o sindicato estará acompanhando todo desdobramento.
0 comentário
Onda de calor no Brasil consolida ganhos do café arábica no fechamento desta 6ª feira (26)
Após Natal, preços do café arábica trabalham em campo misto em NY nesta 6ª (26)
Mais da metade do café analisado em compras públicas no Paraná apresenta fraude, aponta fiscalização
Dedicação e resiliência: Desafios climáticos não conseguiram abalar a qualidade dos cafés brasileiros
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã