Produção de café do Brasil deve superar expectativa inicial, diz Safras & Mercado
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - A produção total de café do Brasil em 2025 deverá superar as estimativas iniciais, após um clima favorável em janeiro e parte de fevereiro nas regiões de arábica e chuvas mais recentemente, avaliou nesta terça-feira um analista da consultoria Safras & Mercado.
Gil Barabach afirmou que a produção de café arábica do Brasil, maior produtor e exportador global, deve ficar mais próxima de 40 milhões de sacas de 60 kg em 2025, talvez um pouco acima desse número.
Inicialmente, a safra de arábica havia sido estimada em 38,35 milhões de sacas pela consultoria, segundo projeção divulgada em dezembro.
O consultor lembrou que a projeção no final do ano passado foi feita quando havia "um pessimismo muito grande em relação à safra futura", por conta do longo período de tempo seco, de abril a outubro, que prejudicou o pegamento da florada para 2025.
Com as chuvas de janeiro e fevereiro, o "sentimento" do produtor melhorou, antes de um corte nas chuvas que durou até março, que teve ainda temperaturas elevadas.
"Isso tudo traz estresse pra planta, e começou a colocar em xeque este sentimento. Mais recentemente teve o retorno das chuvas", confirmando a expectativa de melhora na projeção anterior, disse Barabach.
Dessa forma, para o café arábica, "o sentimento hoje é que ainda vai ter quebra na safra no Brasil (em relação a 2024), mas melhorou o sentimento de produção de arábica. Talvez haja um revisão para cima, mais próximo de 40 milhões, talvez um pouco superior a 40 milhões", afirmou.
Já produção de cafés canéforas (robusta/conilon) pode avançar para patamar de 25 milhões a 26 milhões de sacas em 2025, segundo o analista.
Em dezembro, em uma projeção preliminar, a Safras havia estimado a produção de canéforas da temporada com colheita agora começando em 24,10 milhões de sacas.
Ele relatou que esteve no Espírito Santo, maior produtor de canéforas do Brasil, e as indicações são de uma melhora ante as previsões iniciais.
"A expectativa é de que se produza mais conilon. Existe possibilidade de avanço para 25 a 26 (milhões de sacas no Brasil), o viés também é mais positivo, o que só reforça uma safra maior", afirmou.
Diferentemente do arábica, as perspectivas do mercado são de que a safra brasileira de canéforas de 2025 supere a de 2024.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Café: Perspectivas de chuvas no BR consolidam novamente baixas em NY no fechamento desta 6ª feira (19)
Consumidores de café dos EUA enfrentam preços mais altos mesmo após retirada de tarifas
Preços do café caminhavam em lados opostos nas bolsas internacionais na manhã desta 6ª feira (19)
Preços do café recuam nas bolsas internacionais e atingem mínimas de 4 meses nesta 5ª feira (18)
Região de Franca/SP registra bom pegamento da florada do café para safra 2026
Preços do café no Vietnã caem ao menor nível desde março de 2024 com aumento da oferta