Grande torrefadora de café do Meio-Oeste dos EUA aumenta preços após tarifas
![]()
Por Marcelo Teixeira
NOVA YORK (Reuters) - A Paramount Coffee Company, uma das maiores torrefadoras e distribuidoras de café do Meio-Oeste dos Estados Unidos, aumentou os preços devido às tarifas do governo norte-americano.
A Associação Nacional de Café (NCA) solicitou uma isenção das tarifas de 10% impostas à maioria dos produtos importados pelo país, já que os Estados Unidos -- o maior consumidor de café do mundo -- não conseguem produzir os grãos. Até o momento, não houve decisão do governo.
As tarifas estão agravando o sofrimento do setor cafeeiro dos EUA. Os preços dos grãos subiram 70% em 2024 e avançaram mais 15% este ano depois que o mau tempo atingiu a produção nos principais países.
"Essas mudanças são um resultado direto das recentes decisões do governo em relação às tarifas internacionais sobre o café e outros produtos importados provenientes de fora dos Estados Unidos", disse a Paramount em um e-mail de 20 de maio para clientes visto pela Reuters.
"Esses acontecimentos tiveram um impacto significativo em nossos custos, tornando necessários os ajustes de preços", disse.
O e-mail não especificou o tamanho dos aumentos. A Paramount não respondeu imediatamente a um pedido de comentário fora do horário comercial.
O setor também pode ter que lidar com tarifas recíprocas prejudiciais que estão atualmente suspensas, como a pesada taxa de 46% sobre produtos do Vietnã, o segundo maior produtor mundial de café. Se as negociações bilaterais não resultarem em um acordo, essas tarifas poderão retornar após 9 de julho.
(Reportagem de Marcelo Teixeira)
0 comentário
México supera EUA e Europa e se torna o principal destino do café capixaba em 2025
Preços do café robusta fecham sessão desta 6ª feira (12) registrando a menor cotação em 2 meses
Após floradas, lavouras de café estão vivendo um período crítico para enchimento dos grãos
Café em Prosa #237 - Centro Rituais de Cafés Especiais é aposta da 3 Corações para estreitar relação com produtores
Hedgepoint projeta safra brasileira de café 2026/27 entre 71 e 74,4 milhões de sacas
Após dias de ganhos, preços do café arábica realizam lucros na manhã desta 6ª feira (12)