Colheita de café arábica do Brasil 2025 mostra safra menor e grãos melhores, dizem especialistas
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - A safra brasileira de café arábica de 2025 está começando com um sentimento misto, uma vez que as operações de colheita confirmam as previsões de uma produção menor durante o chamado ciclo baixa, enquanto o tamanho dos grãos mostra melhora, disseram especialistas do setor à Reuters nesta semana.
Na região do Cerrado Mineiro, onde os produtores colheram cerca de 4% da safra esperada, uma média de 30% a 40% dos grãos são graúdos, com peneira de 17-18, disse Wellis Caixeta, gerente de compras de café da cooperativa Expocacer.
Grãos peneira 17-18 enchem mais facilmente as sacas de 60 kg.
"É muito bom e muito melhor do que nos anos anteriores", disse Caixeta, acrescentando que os resultados podem indicar uma colheita com melhor rendimento.
A proporção dos chamados grãos moca, que se assemelham a ervilhas em vez de apresentar dois lados planos, também é ligeiramente maior, acrescentou Caixeta.
A produtividade do café arábica está se inclinando para a extremidade inferior, confirmando as previsões, disse Jonas Ferraresso, agrônomo de café que assessora agricultores.
O ciclo bienal do café arábica alterna entre anos de maior e menor produção, e espera-se que 2025 seja um ano de baixa.
"É raro encontrar fazendas com alta produtividade este ano", disse Ferraresso, acrescentando que a colheita já começou na maioria das áreas.
O clima seco no início da temporada levou a grãos pouco desenvolvidos e de tamanho inferior no terço superior de muitas árvores, enquanto as cerejas do café que amadureceram mais cedo já caíram no chão e provavelmente também serão de qualidade inferior, disse Ferraresso.
"Estimo que cerca de 20% a 30% da safra de arábica consistirá de grãos defeituosos ou de qualidade inferior, enquanto 70% a 80% serão de boa qualidade", disse ele.
A produção de arábica deve cair 13,5% na safra de 2025, disse Fernando Maximiliano, analista de inteligência de mercado da corretora StoneX.
Enquanto a Ferraresso espera que menos de 10% da safra esteja colhida até o momento, a StoneX estima que pouco mais de 12% do arábica tenha sido colhido até 26 de maio, disse Maximiliano.
Com baixos estoques de arábica, a StoneX espera que a disponibilidade aumente em meados de junho, disse Maximiliano, acrescentando que a chegada de uma frente fria pode retardar a colheita.
(Reportagem de Oliver Griffin)
0 comentário
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores
Baixos estoques pressionam os futuros do café, que trabalhavam com ganhos no início da tarde desta 5ª feira (04)
Conab: Com maior safra de conilon, produção de café é estimada em 56,5 milhões de sacas em 2025
Ministro Fávaro recebe setor cafeeiro para alinhar estratégias de promoção internacional e financiamento da atividade