ABIC recebe com preocupação a decisão anunciada ontem Trump de taxar a importação de todos os produtos brasileiros em 50%
A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) recebe com preocupação a decisão anunciada ontem Trump de taxar a importação de todos os produtos brasileiros em 50%, o que inclui o café.
A medida, comunicada de forma unilateral, representa um grave retrocesso nas relações comerciais entre os dois países que pode gerar impactos extremamente negativos e relevantes para toda a cadeia produtiva do café brasileiro, comprometendo a competitividade das exportações e pressionando os custos operacionais em um momento de reorganização do mercado global.
A ABIC defende uma atuação estratégica, firme e diplomática por parte do Brasil, com foco na preservação dos interesses do setor cafeeiro nacional e da nação. Reforçamos a importância do diálogo técnico e institucional para que o país mantenha sua posição de destaque no comércio internacional de café, sem sofrer penalizações que prejudiquem sua imagem e desempenho econômico.
A entidade permanece à disposição das autoridades e do setor privado para contribuir na construção de soluções que minimizem os efeitos dessa decisão unilateral e preservem a integridade do mercado brasileiro de café. Lembramos ainda que os Estados Unidos é o maior consumidor de café no mundo e dependem dos países produtores de café, como o Brasil, para abastecer seu mercado interno. Apostamos muito na diplomacia do nosso país.
0 comentário
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores
Baixos estoques pressionam os futuros do café, que trabalhavam com ganhos no início da tarde desta 5ª feira (04)
Conab: Com maior safra de conilon, produção de café é estimada em 56,5 milhões de sacas em 2025
Ministro Fávaro recebe setor cafeeiro para alinhar estratégias de promoção internacional e financiamento da atividade